Brasileiros gastam, em média, R$ 44 mil com festas de casamento, segundo pesquisa

Os brasileiros gastam, em média, R$ 44 mil com festas de casamento, segundo revela a pesquisa “Global Wedding Report 2023”. Segundo o levantamento, o tempo de organização dos eventos costuma durar de dez a 11 meses.

Entre os 15 países analisados, o Brasil fica na 10ª colocação no gasto médio com a festa. A primeira posição é ocupada pelos Estados Unidos, com R$ 147 mil. Aparecem na sequência Reino UnidoItáliaEspanha, todos com média de R$ 112 mil.

Em relação ao tempo levado para a organização da festa, Estados Unidos e Reino Unido lideram a lista. Nesses países, os casais costumam levar de 15 a 16 meses para concluir os preparativos. Na Índia, por outro lado, o tempo médio é de cinco a seis meses.

De acordo com o levantamento, as festas de casamento no Brasil recebem, em média, 125 convidados. Esse tipo de festa costuma ter mais gente na Índia. Por lá, a média é de 285 pessoas. No Reino Unido e na Colômbia, por outro lado, os eventos são mais enxutos, com média de 81 e 76 convidados, respectivamente.

Como os casais se conheceram

No Brasil, 24% dos casais se conheceram por meio de amigos em comum. Na Itália, esse percentual sobe para 33%, enquanto na Espanha, é de 31%.

No Peru, 33% dos casais se conheceram no trabalho. No México, esse percentual é de 23%.

Já nos Estados Unidos, 32% das pessoas que se casaram se conheceram pela internet. No Canadá e no Reino Unido, os percentuais são de 32% e 30%, respectivamente.

Morando juntos

Aproximadamente 41% dos casais brasileiros já moravam juntos antes de oficializar a união. O percentual é baixo, se comparado a países europeus.

Na Espanha e na França, por exemplo, 91% dos casais já dividiam o mesmo teto quando decidiram formalizar o casamento. No Reino Unido, o percentual é de 90%.

Meses preferidos

No Brasil, o mês mais popular para pedidos em casamento é dezembro (15%). Para as festas, porém, novembro é o preferido dos noivos, com 12%.

Em outros países do mundo, o último mês do ano também é o que concentra a maior parte dos pedidos de casamento, como Estados Unidos (15%), Canadá (19%), México (17%) e Chile (15%).

Para a realização da festa, porém, as preferências mudam conforme o local. Nos EUA, por exemplo, a maioria (20%) prefere se casar em outubro. No Reino Unido, os meses de agosto e setembro estão na frente (15%).

“Os casamentos atingem o pico onde o clima está mais favorável, sendo no final do verão o momento mais popular nos países europeus”, diz a organização da pesquisa.

Tradições

A pesquisa também mostra como algumas tradições são tratadas. No Brasil, a mais comum delas é a noiva lançar o buquê, algo que acontece em 80% das festas. Entre os países participantes, essa prática só é mais popular no México e Peru, com 83% cada.

A primeira dança entre os recém-casados acontece em 55% dos casamentos no Brasil, e o corte do bolo em 39%.

Metodologia

Baseada em dados coletados pela “The Knot Worldwide”, grupo da qual pertence a sua representante brasileira Casamentos.com.br, a “Global Wedding Report 2023” analisou casamentos de 15 países ao longo do ano de 2022. Ao todo, foram ouvidas mais de 25 mil pessoas.

Foram analisados casamentos nos: Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Índia, Colômbia, Peru, Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e México.

Morre aos 83 anos Astrud Gilberto, uma das principais vozes da bossa nova

Um dos maiores nomes da bossa nova, a cantora brasileira Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos. A informação foi confirmada pela neta Sofia Gilberto nas redes sociais. “Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto”, escreveu.

Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ e ganhou fama internacional”, relembrou Sofia.

“A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”, acrescentou.

Fonte- CNN Brasil

Festa de Sant’Ana de Caicó 2023 terá lançamento nesta sexta-feira (09)

Nesta sexta-feira, 09 de junho, será lançada toda a programação da Festa de Sant’Ana de Caicó 2023.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Caicó/RN em parceria com a Paróquia de Sant’Ana, a empresa que irá realizar os eventos na Ilha de Sant’Ana, Bar do Coreto e eventos privados.

O evento será na Praça da Alimentação nesta sexta-feira, 9, a partir das 19 horas aberto ao público.

Logo após haverá apresentação do show ‘Estação Mulheres’ com as cantoras Khrystal, Tanda Macêdo, Dani Cruz e Daniela Fernandes.

(Por Blog Heitor Gregório)

Toca Brasil traz show ‘Lágrimas no Mar’ com Arnaldo Antunes e Vitor Araújo para Natal

O projeto Toca Brasil está mais do que confirmado para uma nova edição dia 28 de julho e dessa vez com um time de peso: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo apresentam o show do álbum “Lágrimas no Mar”, em formato voz e piano, no Teatro Riachuelo. Uma noite intimista e emocionante que promete tocar o coração de todos os potiguares. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 90,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

“Um disco que tem uma vontade engasgada de chorar”. Essa é uma das maneiras que Arnaldo Antunes define o álbum “Lágrimas no Mar”, feito em parceria com o pianista pernambucano Vitor Araújo. A sequência de nove faixas, entaladas e minimalistas, vem desaguando nos palcos do Brasil. Além das músicas deste trabalho, o repertório da apresentação lista também canções do disco “O Real Resiste”, lançado pelo cantor e compositor paulistano em 2020. Este, inclusive, foi o ponto de partida para definir os contornos de Lágrimas no Mar.

“Estávamos ensaiando para o show de “O Real Resiste” quando fomos surpreendidos pela pandemia”, comenta Arnaldo Antunes. “A troca com o Vitor foi um acerto e partimos daqueles ensaios para criar as novas narrativas e extensões sonoras do Lágrimas no Mar”, ele comenta.

Em formato voz e piano, Arnaldo e Vitor sobem ao palco para executar um setlist que parte da introspecção, mas que, em contato com o público, ganha dimensões de sentimento compartilhado. “Fim de Festa”, “Como 2 e 2” e “Lágrimas no Mar” são dadas como certas no repertório, que terá também composições de outras fases da carreira de Arnaldo Antunes e poemas entoados ao longo da apresentação.

O projeto Toca Brasil é uma realização da Viva Promoções e tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura do Natal, Unimed Natal, Hospital de Olhos RN, Prontoclínica Dr. Paulo Gurgel, Sadio Condimentos e Acioly Distribuidora. Mais informações: @tocabrasil_ e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Serviço:
Toca Brasil – Arnaldo Antunes e Vitor Araújo 
Dia: 28 de julho de 2023
Horário: 21h
Local: Teatro Riachuelo
Classificação indicativa: 16 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 180,00 Balcão Nobre;
R$ 200,00 Frisas;
R$ 220,00 Plateia B;
R$ 240,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:
– Bilheteria do teatro
– @uhuuoficial
Realização: @vivapromocoes

Coletivo CIDA (RN) a dança potiguar para Buenos Aires

Coletivo CIDA (RN) realiza temporada no Rio de Janeiro e, simultaneamente, participa da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). Para o evento sediado na cidade de Buenos Aires, foi representado pela jornalista Cecília Oliveira. Ao longo do MICA, o CIDA participou de reuniões com a ministra da Cultura, Margareth Menezes e com o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, além de participar de rodadas de negócios e networking.

MICA é o maior evento de cultura na Argentina e tem por objetivo articular os setores das indústrias culturais, potenciar intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países.  Nesta edição, o Brasil é convidado de honra e enviou uma comitiva de profissionais selecionada por meio de um Edital lançado em março de 2023 de setores como: circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. Ao todo foram 90 escolhidos, entre compradores e vendedores. Cecília Oliveira é jornalista formada pela Universidade Federal do

Rio Grande do Norte (UFRN), atua como Comunicadora Criativa e uma das gestoras do blog cultural potiguar Apartamento 702. É uma autora do “Guia Não Tradicional da Cidade do Natal e há cinco anos vem trabalhando na linha de frente da assessoria de comunicação do Coletivo CIDA através de sua empresa Comunica Ceci.

“Ver o Ministério da Cultura de volta e poder estar de um evento como esse é a realização de um sonho. Foram semanas de preparação para estar na Argentina levando o nome do CIDA e da dança contemporânea potiguar, mas a sensação é de dever cumprido!’, comenta Cecília. 

“Ao longo de cinco dias de atividades no MICA nos conectamos com profissionais de diversos lugares do Brasil e do mundo. Foi possível também ver um pouco da produção de teatro, dança e música produzida em solo argentino. Estivemos em mais de 25 produtivas rodadas de negócio com compradores do Brasil e diversos países que vão ajudar a levar a arte produzida pelo CIDA para países da América Latina e Europa. A articulação com os compradores deve seguir ao longo das próximas semanas e em breve certamente teremos apresentações confirmadas em novos territórios ”, estima a jornalista. 

No momento, o Coletivo CIDA (RN) segue em cartaz até o dia 11 de junho no Sesc Copacabana. Serão exibidos os espetáculos “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” e “Corpos Turvos”, sempre às 20h com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição. Ingressos estão sendo vendidos com valores a partir de R$ 7,50 na bilheteria do teatro. 

Residência artística na França

Recentemente o grupo foi contemplado no Edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil/França – 2022.  Com maior nota dentre os contemplados brasileiros e franceses, o Coletivo CIDA irá remontar o espetáculo “Sucre”, criado originalmente pela companhia francesa AteKa Compagnie em 2019. Em novembro, o grupo norte-rio-grandense passará uma temporada no MC2: Casa de Cultura de Grenoble – na cidade de Grenoble, na França.

Apoiado  pela  “La Fabrique des Résidences” do Instituto Francês, o programa “Cruzamentos” é o primeiro programa de residência da Villa Tijuca. Dedicado às artes cênicas é fruto de uma geminação entre a rede de Allianças Francesas no Brasil com Chaillot – Teatro Nacional da Dança – Paris, França e o MC2: Casa de Cultura de Grenoble – Grenoble, França em cooperação com a Funarte – Brasil. A bolsa tem como foco incentivar ações de residências artísticas relacionadas às áreas de circo, dança, teatro e performance de artistas brasileiros e franceses.

FONTE: blogdajuliska.com.br

ARRAIÁ DO TÁBUA DE CARNE ABRE COM SUCESSO FESTEJOS JUNINOS DA CAPITAL

A quinta edição do ARRAIÁ DO TÁBUA DE CARNE marcou a abertura oficial dos festejos juninos da capital coberto de sucesso. O restaurante da Via Costeira recebeu um público animado em mais de seis horas de festa, que já deixou a pergunta sobre a edição 2024.

O Padrão Mestiço, em parceria com o Tábua de Carne, se mostrou em todos os detalhes, já a entrada um trio tradicional de forró recepcionava os convidados, que eram conduzidos para um enorme pavilhão que ganhou decoração com elementos juninos. O espaço ficou tomado por mesas e grupos da sociedade.

O público foi surpreendido por várias ações, como a degustação da freezer carnes, a cabine de fotos da Acqua Coco, as bebidas oferecidas pela Cachaça Matuta e ArtWine. A mesa de comidas típicas e café by Santa Clara foi um point dos preferidos, assim como o painel com a logo do evento com exposição da Espacial Veículos.

“Quando idealizamos um evento, nos planejamos para que tudo saiu perfeito. Há sempre uma expectativa grande para o Arraià do Tábua, porque é uma festa que a cada ano visa surpreender. Esse ano, a exemplo dos anteriores, entregamos um São João cheio de conceito e estamos felizes”, comentou Thiago Galego, um dos organizadores.

As atrações agradaram em cheio com o autêntico forró, sucessos de ontem e de hoje, em todos os repertórios com Luizinho Dantas, José Orlando, Renno e Binho Dubê.

O Boticário lança música exclusiva interpretada por João Gomes e Banda Pífanos em homenagem ao festejos de SJ

Com a chegada da época mais esperada do ano pelos nordestinos, o São João, várias cidades e seus moradores dão início aos preparativos para a festança. Sabendo da relevância da data para a região, o Boticário, marca de beleza mais amada pelos brasileiros*, lança campanha especial para celebrar o povo nordestino e a cultura local. A música já tradicional da marca nas campanhas dessa época do ano, “Se aprochegue São João”, deixa ser apenas uma trilha e ganha gravação e videoclipe inéditos e exclusivos, na voz do cantor pernambucano João Gomes em parceria com a Banda de Pífanos de Caruaru, com lançamento nas redes sociais e divulgação em TV aberta para a população nordestina.

Este ano, “Se aprochegue São João” é interpretada por dois nomes de diferentes gerações que conectam a tradição do São João nordestino, representado pela Banda de Pífanos de Caruaru, à modernidade de João Gomes. Com 99 anos de história, fundada em Alagoas, a Banda de Pífanos é um dos grupos mais antigos em atividade do Brasil, já tendo conquistado o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, em 2004. Já João Gomes, com apenas 20 anos de idade, alcançou o topo das paradas brasileiras, sendo o primeiro cantor de piseiro a se apresentar em um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. Os artistas comemoram esse momento junto com o Boticário, unindo gerações e misturando o pifeiro com o piseiro em uma versão atualizada do hino de São João do Boticário. 

João Gomes diz que estar com o Boticário nessa festa é especial e reforça a importância de honrar a cultura que veio antes dele e deu origem a tudo. “Essas foram as pessoas mais importantes, as que deixaram os caminhos abertos para nós, jovens artistas nordestinos. Nos meus shows, eu canto umas três músicas de Alceu Valença, por exemplo, no futuro pode ser que alguém cante uma música minha, porque isso pode agregar no trabalho de outra pessoa e é assim que fazemos com a cultura vá além do seu tempo”, completa.

Já José Biano,  filho de Sebastião Biano, um dos membros da formação original da Banda de Pífanos, essa é uma oportunidade única para mostrar o quanto a música popular brasileira ainda está viva e forte. “É bastante sofisticado pensarmos nesse casamento da tradição com a modernidade, o quanto esse movimento revela a efervescência da música nordestina. Conhecer e dividir essa experiência com os novos cantores é perceber que o piseiro e pifeiro não vai morrer, tem gente boa olhando e valorizando a nossa história. Quando os dois ritmos se encontram, é uma explosão de São João”, completa.

Para Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário, esta é a oportunidade ideal para a marca se “aprochegar” aos seus consumidores. “Em 2023, trazemos em destaque um elemento universal de São João, a música, unindo a interpretação tradicional à moderna, em uma versão especial de ‘Se aprochegue São João’. Por meio de ações como esta, especiais para o nordeste, a marca solidifica, ainda mais, a sua conexão com os consumidores da região”, afirma a executiva, lembrando que a música estará acessível nos perfis da marca nas redes sociais e na plataforma Sua Música, reconhecida por dar visibilidade a artistas nordestinos.

Desde 2017, o Boticário realiza campanhas especiais para o período de festas juninas com o objetivo de homenagear os nordestinos, sua cultura, reconhecendo a importância da data e estabelecendo um pilar de conexão com o Nordeste.  A canção de São João já foi interpretada por Dorgival Dantas, Solange Almeida, Elba Ramalho e Matheus Fernandes e ganha seu primeiro videoclipe com João Gomes e a Banda de Pífanos.  Durante a pandemia, sem as comemorações presenciais, o Boticário promoveu live com Gil do Vigor e Solange Almeida que trouxe uma ação social para apoiar profissionais nordestinos envolvidos na festividade que tiveram cerca de 40% da renda comprometida pelo período de isolamento.

 Videoclipe exclusivo de lançamento “se Aprochegue São João” 

O clipe celebra a chegada do São João, data mágica, principalmente na região nordeste, trazendo alegria e emoção para a população. Em sua narrativa, Boticário e João Gomes convidam a todos que se “aprocheguem”, celebrem e se orgulhem de sua cultura e tradição, tão ricas e diversas. Para tanto, a Banda de Pífanos aparece retomando os festejos passados, cheios de amor e poesia. E João Gomes, mostra a atualidade e modernidade da data, nos lembrando que existe espaço para a tradição e para a inovação e reforça que o Boticário ama, respeita e homenageia a tradição do São João e do nordeste.

O vídeo mostra João Gomes andando pelas ruas decoradas para o São João em uma cidadezinha do interior. Ele é atraído pelo som do pífano, que o conduz e traz aos poucos a magia da festa, representado pelo acendimento das luzes, bandeirolas, e a tradicional fogueira. O clipe tem o seu ápice no encontro emocionante entre os artistas, que tocam e cantam em um típico São João do interior, feito nas casas e nos quintais das famílias nordestinas.

Eventos 

O Boticário, estará presente em todos os estados nordestinos para compartilhar esta data tão importante para a região. Em Caruaru, uma sanfona de quatro metros de altura, que traz todo o simbolismo da música nordestina, localizada na estação de trem, reúne  gamificação, experimentação de produtos, conteúdo interativo, musical e compras em loja temática.

Já em Campina Grande, a marca levará uma de suas Lojas Sustentáveis, pontos de venda que tem como grande diferencial o reaproveitamento de de plástico reciclável, e conta com baixo consumo de água no processo fabril, toda decorada para a data.  #OndeTemAmorTemBeleza

Senado aprova projeto que reforça igualdade salarial entre homens e mulheres

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (1º), em votação simbólica, o projeto de lei que reforça a obrigatoriedade de igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenharem a mesma função nas empresas.

O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue à sanção presidencial.

A proposta foi apresentada pelo governo Lula (PT) e foi uma das promessas de campanha adotadas pelo petista após receber o apoio da então senadora Simone Tebet (MDB), atual ministra do Planejamento.

O projeto foi apresentado por Lula ao Congresso no Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março deste ano.

O texto, elaborado pelo Ministério das Mulheres (comandado por Cida Gonçalves), estabelece que o empregador que descumprir a lei, que discriminar uma funcionária ao pagar um salário inferior ao de um homem que exerce a mesma função, terá de pagar uma multa correspondente a dez vezes o valor do salário ajustado. Se houver reincidência, essa multa será dobrada.

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) já determina o pagamento de salários iguais entre homens e mulheres que ocupem funções iguais nas empresas. A multa atual é de 50% do teto da Previdência, que hoje está em pouco mais de R$ 7.500, para os casos em que ficar comprovada discriminação por gênero ou etnia.

Na prática, as novas regras propostas pelo governo Lula estabelecem multas mais altas para o caso de descumprimento da lei.

O projeto de lei também estabelece que empresas com 100 ou mais empregados tenham de publicar semestralmente relatórios de transparência salarial e remuneratória. Os documentos não devem conter informações pessoais, de modo a respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados.

Esses relatórios devem conter informações que permitam a comparação salarial nas empresas e a proporção de mulheres e homens que ocupam cargos de gerência e de chefia.

Caso as empresas não publiquem esses relatórios, estarão sujeitas a multas de até 3% da folha de salários do empregador. O protocolo de fiscalização contra a discriminação salarial de homens e mulheres será definido por um ato do Executivo.

Por CNN BRASIL

A Pizza da Mooca celebra 12 anos com menu que relembra grandes sucessos dessa trajetória

São 12 anos de sucesso, duas unidades em São Paulo e números mensais como 10 mil pizzas vendidas e R$ 900 mil de faturamento. Esse é um pequeno raio-x da A Pizza da Mooca, do chef Fellipe Zanuto.

Segundo a Apubra (Associação de Pizzarias Unidas do Brasil), 28% das pizzarias de todo o país estão situadas no estado de São Paulo. Considerando apenas a região Sudeste, 57% dos estabelecimentos estão em São Paulo, na sequência, está o Rio de Janeiro com 21% e Minas Gerais com 18,2%.

Esses números mostram a paixão dos paulistas por redondas, mas também deixam claro que se manter no topo numa cidade com tanta competição não é para qualquer um. Feito que o chef Fellipe, também à frente do restaurante Hospedaria, tem tirado de letra.

Uma das pioneiras em São Paulo no conceito de pizza napolitana, A Pizza da Mooca, marca que nasceu, obviamente na Mooca, bairro da zona leste de São Paulo, e ganhou seu segundo endereço em Pinheiros, na badalada Rua João Moura, conquistou fãs na cidade por sua massa de fermentação lenta, preparada com farinha italiana, mas também conquistou um júri internacional e, no último ano, foi a brasileira mais bem colocada na lista mundial do 50 Top Pizza. 

Para celebrar seus 12 anos de vida e todo esse sucesso, somente no mês de junho, as duas unidades oferecem um menu especial, com receitas que foram sucesso em cada um dos anos (somente no presencial).

Na entrada, volta o Panini de salmão (2013), pão de Ciabatta, salmão defumado, cream cheese, cebola roxa e rúcula (R$ 39) e o Crostine de aliche (2014), pão semi-italiano, pasta de aliche, queijo cacciocavalo, assado no forno a lenha (R$ 28), além da Focaccia (2017) assada no forno a lenha, acompanha molho de tomate para chuchar (R$ 28).

Já na parte das redondas, destaque para a Moocaipira (2015) com molho de tomate, queijo serra da canastra, guanciale, tomate cereja e manjericão (R$ 58); a Patatine (2016) que leva molho bechamel, mozzarella, pancetta, batata e alecrim (R$ 58); a Bologna (2021) com molho bechamel, mozzarella, fatias de mortadela italiana, burrata, folhas de basílico, finalizado com pistaches triturados (R$ 62).

Para fechar o menu a Arrotolata (2022), pizza bianca, fonduta de queijo grana padano, pancetta arrotolata finalizada com manjericão (R$ 58). E, para finalizar, a sobremesa campeã: Tortino al Choccolato, brownie de chocolate, sorvete de leite e calda de chocolate (R$ 34).

A Pizza da Mooca: Rua da Mooca,1747 – Mooca – São Paulo/SP / Tel.: (11) 3571-1221 / Rua João Moura, 529 – Pinheiros – São Paulo/SP / Tel.: (11) 3064-0060 / Horário de funcionamento: segunda, das 18h às 22h, terça a domingo, das 18h às 23h. 

Por CNN BRASIL