O Mar me Contou”, exposição em defesa do meio ambiente começa neste sábado na Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso



São Miguel do Gostoso recebe, a partir deste sábado (18), a exposição “O Mar me Contou”, do artista plástico Leonardo Versieux. As obras estarão expostas na Galeria Sol da Meia Noite e abertura acontecerá a partir das 19h. A exposição conecta a arte à devastadora poluição dos mares e é composta por pinturas e fotografias, além de resíduos poluidores coletados pelo próprio artista, que também é biólogo, em praias do Rio Grande do Norte.
“Nosso objetivo é conectar a preocupação ambiental com a arte”, diz Leonardo, que também é professor de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Queremos chamar a atenção de pessoas, sensibilizá-las, para que elas vejam o que está acontecendo com nossas praias”, afirma Leonardo. “Esta é a força da arte”, afirma. O artista chegou a coletar meia tonelada de lixo nas praias potiguares.


“O Mar me Contou” tem pinturas gigantes retratando o mar, além de fotos de resíduos coletados nas praias do RN. Muito destes resíduos fotografados estão presentes à exposição. Um destes trabalhos, chamado “Banquete, tem vários tipos de resíduos retirados do mar: sandálias de plástico, sapatos, brinquedos de crianças, além de pedaços de fardos de borracha soltados por navios e encontrados nas nossas praias.
Muitos destes resíduos poluentes, principalmente os de plástico e de borracha, acabam servindo de alimento para animais marinhos, principalmente tartarugas, levando-os à morte. Além das obras de are, a exposição “O Mar me Contou” tem como objetivo conscientizar pessoas e empresas a não poluírem os mares. A Galeria Sol da Meia Noite vai convidar pescadores locais a visitarem a exposição.
Antes de chegar à Galeria Sol da Meia Noite, a exposição “O Mar me Contou” foi apresentada entre agostos e setembro deste ano, na Galeria Convivart, da UFRN, em Natal. A exposição ficará em São Miguel do Gostoso durante três meses e também será uma atração para o público que estará na cidade para ver à Mostra de Cinema de Gostoso, que será realizada de 24 a 28 de novembro próximo.