Secretário participa da II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades

O Secretário Municipal de Governo, Joham Xavier, participa em São Paulo da II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades (II SIDC), que tem como objetivo promover e fortalecer a cooperação internacional das cidades, para contribuir com o desenvolvimento das políticas públicas locais. O evento também traz como objetivo reativar e o Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI), como forma de fortalecer a consolidação das estruturas locais de relações internacionais. Foram convidadas mais de 40 cidades, sendo contempladas as 27 capitais. O evento é coordenado pela secretaria de relações internacionais da cidade de São Paulo que hoje tem como secretária, Marta Suplicy

O evento é um importante espaço para a realização de debates, que aproximam gestores municipais de relações internacionais, representações diplomáticas, representantes de agências de cooperação e de organismos internacionais, redes de cidades, Governo Federal e outras instituições relevantes. A iniciativa, por meio da capacitação, tem como propósito trabalhar com instituições de ensino e pesquisa, ao lado dos poderes Legislativo e Executivo, Governos Federais, Estaduais e Municipais, para a adoção de medidas voltadas para o desenvolvimento das atividades internacionais ao nível subnacional como política pública.

Para Joham Xavier, participar do evento tem como principal propósito  propiciar a troca de experiências entre gestores, com relações internacionais dos municípios desenvolverem e fortalecerem a atuação de suas cidades de maneira coordenada e articulada. “O encontro permite a troca de experiências e a capacitação dos participantes, o que  resultará em políticas públicas mais eficientes’, destaca.

O Forúm é uma organização sem fins lucrativos composta por gestores técnicos e políticos atuantes na área internacional e áreas correlatas das cidades brasileiras. A sua criação formal ocorreu em 2009, porém suas atividades tiveram início em 2005, com o objetivo de discutir a necessidade de um marco legal para a diplomacia federativa no país, que até então não contava com respaldo legislativo.

O evento teve início na útima quarta-feira(23), e segue até sexta-feira(25). Além disso, a II SIDC contará com programação de workshops e promoção de espaços de networking entre a Prefeitura de São Paulo, corpo consular, embaixadores, gestores de relações internacionais de municípios brasileiros, acadêmicos, representantes de organismos internacionais, de rede de cidades, de agências de cooperação internacionais e do Governo Federal.

Fonte: Prefeitura de Natal