Ranking global de universidades destaca produção científica da UFERSA-RN na área de ciência animal e veterinária

O portal acadêmico Research.com divulgou a segunda edição do ranking das melhores universidades do mundo e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido está na lista com maior número de artigos publicados e citações. O resultado apresenta a Ufersa na 378ª posição global e na 23ª posição nacional na área de Ciência Animal e Veterinária.

Para chegar a esse resultado, foram analisados 166.880 trabalhos da área produzidos no ano de 2022. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. O ranqueamento considera informações coletadas em dezembro de 2022.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Nirley Formiga, afirma do orgulho de ter uma universidade do estado sendo reconhecida mundialmente com trabalhos realizados na área de ciência animal e veterinária. “Isso mostra também como a profissão de Médico-Veterinário está em destaque, além de inciativas como esta inspirar acadêmicos, empresas e órgão”, ressalta. 

Na plataforma também é possível visualizar os melhores cientistas. O ranking Research.com classifica pesquisadores de 25 áreas do conhecimento em âmbito nacional e internacional. O Brasil se destaca na área de química, com 117 pesquisadores figurando entre os mais citados do mundo. A área de biologia e bioquímica vem logo depois com 104 brasileiros e em seguida o campo da ciência animal e veterinária, com 103 brasileiros citados. 

Todas as listas podem ser consultadas em https://research.com/.