“Gostoso Sunset” festival movimenta economia do RN

São Miguel do Gostoso, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, é um município privilegiado pelos seus mais de 19 km de praias e uma geografia singular em forma de península que, em alguns períodos do ano, propicia assistir ao pôr do sol de frente para o mar. Aproveitando essa temporada gostosense, empresários de vários segmentos se uniram para criar o “Gostoso Sunset Festival”. Entre os meses de julho e setembro, uma série de atividades irá movimentar a cidade oferecendo cultura, arte, lazer, esportes e gastronomia, tudo emoldurado pelo entardecer festivo já famoso naquela península. 

A programação é idealizada pela AE Gostoso e conta com a adesão de mais de 100 empreendedores de São Miguel do Gostoso. Durante os fins de semana (quinta a domingo), as atividades estarão distribuídas em três pólos, onde serão montados decks nas praias da Xêpa, Santo Cristo e Vila Cavalo Marinho para apreciação do espetáculo do pôr do sol no mar, além de happy hours temáticos nos bares e restaurantes. A promoção conta com o apoio da Emprotur e Senac-RN.

O objetivo é atrair turistas do RN e de outros destinos para aproveitar não só as belezas naturais, mas também a alta gastronomia e o calendário de eventos já consolidado, como os festejos dos 30 anos de Emancipação Política do município e o Fest Bossa & Jazz e o Campeonato Brasileiro de Wing Foil. 

“Gostoso é uma praia acolhedora, com diversas opções gastronômicas e esportes de areia e vela. A ideia do Gostoso Sunset Festival é oferecer mais atrativos para que os visitantes permaneçam mais tempo na praia e curtam esse diferencial do pôr do sol no mar”, comentou o empresário Suzano Motta, diretor da AEGostoso. 

SOL,QUALIDADE DE VIDA E NEGÓCIOS

A mesma geografia que nos presenteia com o espetáculo do pôr do sol de frente para o mar, também favorece a prática dos esportes náuticos. É nesta época que a cidade recebe os turistas em busca dos ventos fortes para prática de kitesurf e vela. O cenário privilegiado tem permitido um fluxo turístico ao longo de quase todo o ano, e também um fenômeno de busca por novos lugares para viver. “Notamos que os investimentos imobiliários tem atraindo pessoas em busca de qualidade de vida ou que decidem prolongar as suas estadias na cidade. E isso tem tornado São Miguel um destino também para se fazer investimentos imobiliários”, comenta Suzano. 

VISITANTES

De acordo com pesquisa do portal Sírio, que reúne dados coletados pela Emprotur e Sistema Fecomércio, a maioria dos turistas que visitou a  cidade em abril deste ano vem de Natal (36%), seguidos de Recife (8,5%), João Pessoa (7,5) e São Paulo (5%). Os maiores motivadores da visita, de acordo com a pesquisa, são as belezas naturais (66,44%), a distância e localização (14%) e a variedade de atrativos como a gastronomia (5%). O que torna Gostoso ainda mais especial, de acordo com o estudo, é que 23,5% dos turistas entrevistados já visitaram o lugar mais de cinco vezes. Quem vai, sempre volta.