WhatsApp lança nova ferramenta para gravação de vídeos curtos

Os vídeos curtos enfim chegaram ao WhatsApp, mas não com ao estilo do TikTok. Nesta quinta-feira (27), o CEO da Meta Mark Zuckerberg anunciou a novidade do mensageiro que, assim como mensagens de áudio, é pensada para capturar emoções do momento e transmiti-las com facilidade para amigos e familiares.

O novo formato não substitui a ferramenta tradicional de vídeos no aplicativo, mas dá mais uma opção para mostrar algo importante naquele momento. “Estamos adicionando a capacidade de gravar e compartilhar instantaneamente uma mensagem de vídeo em seus bate-papos do WhatsApp. É tão fácil quanto enviar uma mensagem de voz rápida”, disse Zuckerberg no post.

Na demonstração, Zuck mostrou que a ferramenta ocupa o mesmo botão de gravação de áudio — você deve tocar e segurar sobre ele para alternar entre os formatos, tal qual já acontece no Telegram com uma função idêntica. Ao acionar o recurso, a gravação toma toda a tela e começa uma contagem regressiva de três segundos.

O vídeo demonstrativo sugere que você deve segurar o botão de gravação o tempo todo ou arrastar para cima para travar a gravação em andamento, assim como nos áudios. No canto inferior esquerdo, está um botão para alternar entre as câmeras frontal e traseira e, à direita, está um botão com uma câmera que aparentemente serve para aplicar filtros.

Como são as mensagens de vídeo do WhatsApp?

Quando finalizado, a mensagem audiovisual será enviada para o destinatário no formato novo. O vídeo é exibido numa bola grande, parecido com uma figurinha, e é baixado automaticamente. Se tocar sobre ele, você pode vê-lo em tamanho maior e ouvir o conteúdo.

No anúncio, o CEO da Meta não entra em detalhes sobre limitações do formato, como resolução, tempo máximo de gravação e outros detalhes. Não está claro também se o usuário pode desabilitar o download automático do conteúdo para evitar consumo excessivo de dados.

Novos vídeos curtos do WhatsApp
Os novos vídeos curtos do WhatsApp estão em experimentação na plataforma desde meados de junho, então não são novidade para quem acompanha o noticiário tech. Agora, porém, a novidade parece que vai ser finalmente distribuída para todo mundo.

No post, Zuckerberg não entrou em detalhes sobre a distribuição do recurso, mas vale ficar atento às atualizações do mensageiro para conferir assim que estiver disponível.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-lanca-nova-ferramenta-para-gravacao-de-videos-curtos-257478/