Netflix lidera em taxa de cancelamentos no Brasil; confira ranking

E 2023, a HBO Max contabilizou a menor taxa de cancelamentos de assinaturas no Brasil, enquanto a Netflix somou a maior taxa de cancelamentos. As informações são de um novo relatório sobre o mercado de streaming realizado pela empresa de monitoramento Hibou.

Do total de participantes que responderam à pesquisa, 33% dos usuários cancelaram a Netflix e 28% cancelaram a Amazon Prime Video. A taxa de cancelamentos do HBO Max ficou em 13%, como mostra o ranking compartilhado pelo site Minha Operadora:

  • 33% cancelaram Netflix
  • 28% cancelaram Amazon Prime Video
  • 27% cancelaram Globoplay
  • 17% cancelaram Disney+
  • 14% cancelaram Telecine Play
  • 13% cancelaram HBO MAX

Ao todo, a pesquisa foi realizada com 1400 pessoas em regiões de todo o Brasil e 70% afirma ter a assinatura de algum serviço de streaming. A Netflix é a primeira opção de 92% dos entrevistados, mas a Disney+ é uma das únicas que registrou um aumento considerável de assinantes, de 26% (2022) para 33% (2023).

“A parte técnica também é observada pelos assinantes. Mesmo que tenha um grande catálogo, 42% prezam pela qualidade de navegação no app da plataforma; e 17% demandam um app específico para a smart TV. Além disso, a personalização de comunicação, com sugestões direcionadas aos interesses de cada assinante, é essencial para 3 em cada 10”, disse a coordenadora de pesquisa e sócia da Hibou, Lígia Melo.

Cancelamentos e preferências

Entre os motivos para o cancelamento, 58% dos entrevistados diz que o valor da assinatura é uma das maiores razões; 40% afirma que os valores são muito altos; 35% acredita que a situação financeira é responsável pelo cancelamento; 28% diz que as plataformas tem poucos lançamentos; e, por último, 26% afirma que os catálogos são limitados e oferecem poucos conteúdos interessantes.

Plataformas de streaming favoritas

  • Netflix — 92%
  • Amazon Prime Video — 54%
  • Disney+ — 33%
  • Globoplay — 31%
  • HBO MAX — 29%

Para 74% dos entrevistados, o motivo principal para manter a assinatura de uma plataforma é a variedade de séries, filmes e outros conteúdos em vídeo, mas 66% diz que tem preferência por um serviço de streaming mais barato. De qualquer forma, 74% não é a favor de custos adicionais em plataformas de assinatura, 16% não vê problema nessa flexibilidade e 11% são indiferentes.

Fonte: Tecmundo