Morre rainha Elizabeth II

Uma das mulheres mais conhecidas, mais respeitadas, e mais admiradas no mundo todo acaba de falecer. A comunicação oficial veio do Palácio de Buckingan. Elizabeth II presenciou a troca de quinze primeiros-ministros e de vários líderes internacionais. O parlamento foi suspenso imediatamente visando se preparar para o funeral de Estado.

Milhares devem ir à Escócia onde a monarca mais longeva do Reino Unido faleceu, no Palácio de Balmoral, para prestar as primeiras homenagens. O corpo deve sair de trem rumo à Londres.

A causa morte não foi divulgada, ela estava com 96 anos e reinou por 70. Na linha sucessória, Charles assume o trono.

No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou “muito cansada e exausta” após contrair o vírus.

Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres.

Elizabeth deixa quatro filhos, de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Charles, herdeiro do trono, Anne, Andrew e Edward.