Edição comemorativa: 10ª Mostra de Cinema de Gostoso está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 10ª Mostra de Cinema de Gostoso, uma realização da Heco Produções, do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, e da Guajiru Produções. A direção geral e curadoria são de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do festival –  www.mostradecinemadegostoso.com.br –  até 10 de setembro. Podem ser inscritos filmes de todos os gêneros (obras ficcionais, não ficcionais e animações, exceto videoclipes) desde que tenham sido produzidos no Brasil e finalizados a partir de 2022.

Em 2023, a Mostra se prepara para uma edição comemorativa de 10 anos – com muitas novidades que ainda serão anunciadas pela organização – consolidando sua trajetória junto à cidade e à população de São Miguel do Gostoso. O palco principal do festival é a famosa e apaixonante sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, na qual acontecem as sessões da Mostra Competitiva. São 630 cadeiras espreguiçadeiras espalhadas pela areia, uma tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 7.1, que propicia ao público, uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia. 

A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso está marcada de 24 a 28 de novembro e, no decorrer desses dias, o público terá acesso gratuito aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos mais de 30 filmes, entre as Mostras: Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.

A programação também inclui a realização de debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e um seminário sobre o mercado audiovisual. Todo o acesso é gratuito! A Mostra de Cinema de Gostoso conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo, Visite RN, Emprotur, Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e BrLab.

Cursos de Formação

Meses antes do início da mostra, são oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde 2013 foram ministradas 52 oficinas e produzidos 24 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra de Cinema de Gostoso e em diversos festivais no país e no exterior. 

Como resultado dessa experiência, o grupo de alunos criou em 2015 o Coletivo Nós do Audiovisual, com o objetivo de ampliar as possibilidades de realização de novos projetos, de forma autônoma, apontando para a profissionalização no setor audiovisual do estado. A primeira turma, composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos, realizando 33 oficinas, 10 curtas-metragens e participando da organização das quatro primeiras edições da Mostra. A maioria desses jovens deu continuidade aos estudos e atualmente estão matriculados em institutos de ensino e universidades no estado. Em 2018 foi criada uma nova turma, com 45 alunos, que participou de 14 oficinas e realizou 10 curtas-metragens.

Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para o “Coletivo Nós do Audiovisual”, em 2022 foi criada a terceira turma e realizadas 4 oficinas resultando na produção de dois curtas-metragens. Este ano os alunos participarão das oficinas de Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção de Arte, Realização Audiovisual e Edição de Imagem. 

Fique por dentro das novidades e toda a programação da 10ª Mostra de Cinema de Gostoso através do site e redes sociais.