FIERN celebra anúncio da produção industrial da SHEIN no RN

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) congratula-se com toda a população potiguar, com o Governo do Estado e com a indústria Coteminas, diante do anúncio de que a empresa chinesa de e-commerce SHEIN irá começar a produzir peças de vestuário no RN no mês de julho, gerando, de imediato, 4 mil vagas de trabalho.

A Federação acredita na multiplicação dessas vagas, inicialmente centradas na fábrica da Coteminas e nas oficinas de costura ligadas ao projeto Pró-Sertão no interior do Estado. Diante da qualificação do profissional que atua no ramo têxtil e das oportunidades geradas, a FIERN almeja o alcance, para o RN, dos 20 mil novos empregos como meta do setor.

A vinda da gigante SHEIN é reflexo, também, das dimensões e da seriedade do programa Pró-Sertão, do qual a FIERN orgulha-se de ser idealizadora e uma das principais fomentadoras, desde seu início. De 2013 até hoje, o SENAI já investiu cerca de R$ 5 milhões em capacitação profissional para o programa.

O Sistema FIERN vem atuando como um baluarte em defesa do emprego gerado no setor têxtil potiguar. Por meio do SENAI, lidera o processo de formação profissional para atender as demandas industriais. Forma mão-de-obra qualificada para atuar em qualquer modelo dentro da confecção do vestuário. São cerca de 124 oficinas de costura em funcionamento, e só neste ano, mais de mil pessoas já foram qualificadas pelo SENAI.

A FIERN vem sendo ardorosa defensora do ambiente de negócios favorável e das garantias legais para o funcionamento das oficinas de costura, desde o início do programa, como suporte para a livre iniciativa, para a geração de empregos e para a indústria potiguar. Com segurança jurídica, apoio do Poder Público e suporte das entidades privadas comprometidas com o desenvolvimento do RN, a FIERN confia no avanço em direção ao crescimento industrial do nosso Estado.

Amaro Sales de Araújo

Presidente da FIERN