“Auto-retrato” espetáculo chega ao RN com apresentações gratuitas

O ditado popular “O bom filho à casa torna” tem seu significado validado neste mês de junho. Mas, neste caso, traduz-se por “a boa filha à casa torna”. Isso porque, depois de criar raízes em Santa Catarina e atuar em Minas Gerais, uma filha do Rio Grande do Norte volta ao seu estado de origem com sua arte e seu talento. 

Na terceira e última etapa da circulação nacional do espetáculo de dança solo como intérprete-criadora da bailarina e coreógrafa Erika Rosendo, “Auto-Retrato”, chega a terras potiguares para três apresentações e uma oficina. As apresentações acontecem nas cidades de Martins (14/06), Guamaré (16/06) e Natal (18/06), onde será realizada a terceira edição da oficina gratuita de dança, que também integra o projeto contemplado no Prêmio Funarte de Circulação e Difusão na área da Dança, edição 2022, para execução em 2023. Todas as apresentações do espetáculo “Auto-Retrato” (grafado assim mesmo, com hífen, usando de licença poética, para não cair na fácil dedução de uma autodescrição), com concepção e direção assinadas por Jussara Xavier (Florianópolis/SC), têm entrada gratuita e classificação Livre para todos os públicos.

Além dos espetáculos, o projeto também propõe três edições da oficina “Eu-corpo em estados de dança”, ministrada por Erika Rosendo e Jussara Xavier, com 20 vagas disponíveis em cada local, para pessoas com ou sem experiência em dança. Em Minas Gerais, a oficina aconteceu em Sete Lagoas, no dia 14 de abril, para crianças de 6 a 10 anos. Em Santa Catarina, foi realizada no dia 05 de abril, com público-alvo composto por idosos comais de 60 anos. 

No Rio Grande do Norte, será ministrada no dia 19 de junho, das 10 às 12 horas, na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Rua Chile, 106 – Ribeira), tendo como público-alvo pessoas com deficiência. A oficina propõe o desenvolvimento de um processo de experimentação em dança, com foco no corpo em seus processos de percepção e transformação. Parte da premissa de que cada corpo é autor de sua dança, e que cada dança conserva e destrói atitudes, comportamentos, pensamentos e sensações individuais. O trabalho técnico e criativo compõe-se a partir de/com dispositivos de descoberta e exploração do corpo em relação consigo, com o outro e com o ambiente. Um corpo que se revela e se compõe em dança. As oficinas, assim como os espetáculos, são gratuitas.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES NO RN

• Martins

Quando: 14/06 – Quarta-feira

Onde: Espaço Casa de Cultura Popular de Martins – Palácio “José Antônio Pinheiro Câmara” (Rua Desembargador Silvério, nº 200, Centro).

Horário: 19h

• Guamaré

Quando: 16/06 – Sexta -feira

Onde: Centro de Convenções “Vicente de Brito Miranda” de Guamaré (Rua Aratua, Guamaré – RN)

Horário: 19h30

• Natal

Quando: 18/06 – Domingo

Onde: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira).

Horário: 18h

Ingressos: Retirada de ingressos gratuitos no Sympla a partir do dia 12 de junho – www.sympla.com.br/evento/auto-retrato-natal/2018752

CRONOGRAMA DA OFICINAS DE DANÇA “EU-CORPO EM ESTADOS DE DANÇA”

Realização: Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022.

Cidade: Natal

Onde: Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Rua Chile, 106 – Ribeira)

Quando: Dia 19 de junho – Segunda-feira

Horário: 10h às 12h

Carga horária: 2 horas Vagas: 20

Público-alvo: Pessoas com deficiência, com ou sem experiência em dança.

Quanto: Gratuita