Prefeitura promove Natal em Natal Inclusivo criando Área PCD na Arena das Dunas

Seguindo a determinação de inovar e inserir novos conceitos de inclusão aos eventos da cidade, a Prefeitura do Natal promove o Natal em Natal Inclusivo, criando a Área PCD nos shows musicais que acontecerão na Arena das Dunas dentro da  programação natalina. O espaço vai acolher as pessoas com deficiência, com direito a um acompanhante, a exemplo do que aconteceu na programação do São João deste ano e foi um sucesso. 

 

A programação de shows do Natal em Natal na Arena das Dunas começa nesta quinta- feira (21) com as apresentações de Asé Delas, Cavaleiros do Forró e Sergynho Pimenta, e vai até o dia 30. Nesta quinta-feira também começam as inscrições para o acesso à “Área PCD”. As pessoas com deficiência interessadas devem realizar cadastramento via o Aplicativo Natal Digital – na aba Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android, podendo ser baixado gratuitamente por qualquer usuário de smartphones. 

 

“O Natal em Natal Inclusivo é uma iniciativa muito importante e só comprova que a gestão municipal vem buscando evoluir e alcançar o objetivo de disponibilizar e oferecer para a população grandes eventos de forma democrática e sem exclusão, por isso essa iniciativa de criar o espaço para PCDs, que foi tão aplaudida no São João, acontece agora na nossa programação natalina e, tenho certeza, será novamente sucesso”, disse o prefeito Álvaro Dias.

 

A secretária municipal de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, ressalta que criar um espaço exclusivo para acolher as pessoas com deficiência é um grande estímulo para que elas se integrem e interajam mais com a cidade. A Área PCD está localizada bem próxima ao palco, oferecendo conforto, respeito e dignidade a todos”, completou Joanna que comanda a secretaria responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Natal Digital. 

 

A iniciativa teve apoio do vereador Tércio Tinôco. “É uma satisfação ver mais uma vez nosso pedido se concretizar, proporcionando mais oportunidades para pessoas com deficiência desfrutarem da cultura e lazer nesse período tão especial do ano, especialmente durante o aniversário da nossa cidade e a celebração do nascimento de Jesus Cristo”, afirmou o vereador.

 

A pessoa com deficiência que se enquadra na definição preconizada no artigo 2.º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) n.º 13.146, ao entrar no Natal Digital vai ter acesso a um formulário e terá que comprovar, através de laudo, carteira da SEL ou cartão de gratuidade da STTU, a sua condição de deficiência para poder validar a inscrição.

 

Na sequência, ela receberá a confirmação se conseguiu estar dentro do quantitativo do espaço equivalente a 10% do total, de acordo com a legislação vigente de acessibilidade. A inscrição deve ser realizada por dia, uma por CPF, e a pessoa com deficiência pode levar um acompanhante. Caso não chegue até o horário previsto de cada dia, os suplentes poderão acessar o espaço. O acesso à “Área PCD” será feito exclusivamente pelo portão P12, na Avenida Lima e Silva.