premierern@hotmail.com

Prefeitura apoia Ciclo de Vivências em Agroecologia e Meio Ambiente, que começa neste sábado (7)

Começa neste sábado (7), o Ciclo de Vivências em Agroecologia e Meio Ambiente na cidade de Natal, que será realizado nas quatro zonas da capital. As ações são coordenadas pelo projeto “Agroecologia na Cidade”, que promove o cultivo de alimentos saudáveis dentro dos ambientes urbanos, com apoio da Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Os eventos são abertos ao público, totalmente gratuitos e como parte da programação, também contarão com atrações musicais no encerramento. O primeiro encontro está marcado para o próximo sábado (7), no Campus Avançado de Natal da UERN, direcionado à população da Zona Norte.

Já no domingo (8), o evento será destinado à população da Zona Oeste, no Parque da Cidade. No final de semana seguinte, a Zona Leste será contemplada no sábado (14), no Museu Câmara Cascudo, e a Zona Sul terá seu encontro no domingo (15), na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, mais conhecida como Floca, localizada no bairro de Capim

O principal objetivo desses encontros é promover a troca de experiências entre os participantes, estimulando a colaboração e a articulação das iniciativas agroecológicas na cidade. Além disso, serão divulgados os resultados do mapeamento, que foram cuidadosamente sistematizados em um relatório e em um minidocumentário.

O projeto de mapeamento de experiências agroecológicas em Natal é conduzido pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC) e resultou na identificação de um total de 130 experiências agroecológicas registradas dentro do município de Natal e sua região metropolitana.

Esses materiais destacam a rica diversidade de atividades e tipologias de experiências agroecológicas presentes em toda a capital. E como parte da programação, os encontros também contarão com atrações musicais no encerramento de cada evento.

O projeto

A prática é incentivada pelo Governo Federal através do Decreto Nº 11.700, instituindo o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, datado de 12 de setembro de 2023.

A iniciativa foi possível através de recursos aprovados pela Emenda Parlamentar nº 03/2022 da vereadora Brisa Bracchi e do Fundo Único do Meio Ambiente do Município de Natal (FUNAM).

Sua execução ocorre pela celebração do Termo de Colaboração 01/2022, assinado entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Associação de Apoio as Comunidades do Campo do RN (AACC).

Além disso, o projeto contou com o apoio do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição da UFRN, utilizando a plataforma crowdsource disponível no site: http://nutrir.com.vc/mapa .

Serviço:

O que: Ciclo de Vivências em Agroecologia e Meio Ambiente
Eventos gratuitos
Horário: Das 13h às 17h
07/10 – Zona Norte – UERN ZN (Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 – Potengi)
08/10 – Zona Oeste – Parque da Cidade (Av. Omar O’Grady, nº 8080 – Candelária)
14/10 – Zona Leste – Museu Câmara Cascudo (Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol)
15/10 – Zona Sul – FLOCA Mirassol (Rua das Verbenas – Capim Macio)

Fonte: Prefeitura do Natal

Rolar para cima