Treinadora de futebol é a primeira do RN a ser convocada para curso licença a da CBF

O Rio Grande do Norte terá a primeira treinadora com Licença A da CBF Academy. Denise Fernandes, que é carioca, mas radicada em Natal desde setembro de 2009, foi convocada para integrar o curso de formação e vai fazer parte da elite dos profissionais do futebol brasileir. A profissional trabalha na área há quase 20 anos e, atualmente, é professora na PSG Academy Natal, coordena um projeto social de futebol com 130 meninas cadastradas e vai comandar o time profissional feminino do Potyguar Seridoense no Estadual desse ano. As atividades ocorrerão em formato semipresencial, com aulas online a partir do mês de outubro, e um período no Rio de Janeiro, em dezembro, com toda os treinadores.

Para fazer parte da Licença A, o profissional de educação física deve atender alguns pré-requisitos, dentre eles possuir a Licença B (treinador de Futebol da CBF Academy; ou ter experiência comprovada de, pelo menos, cinco anos (60 meses) como treinador principal de equipes de futebol. Além disso, os candidatos passam por um processo de candidatura e análise do perfil e currículo, para aprovação na turma. De acordo com a CBF Academy, cada turma comporta até 50 participantes.

A carga horária da Licença A da CBF Academy tem 270 horas no total, contemplando atividades online, presenciais, acompanhamento e observação de treinamento e estudos especiais e trabalhos. Para concluir o curso, é necessário um estágio de horas na categoria profissional de algum clube de futebol.