As principais tendências da semana de Copenhague

Copenhagen Fashion Week Vogue

Separamos as principais tendências desfiladas na semana de moda de Copenhague, na última semana

A Dinamarca, local de nascimento de Hans Christian Andersen, é frequentemente descrita como uma terra de contos de fadas. Por mais que o país seja preocupado com o design, a moda aqui segue princípios democráticos: bom design acessível para muitos. São roupas para a vida real, nem do dia a dia, nem extremas. O elemento de fantasia na CPHFW costuma ser encontrado nas locações, cenários, apresentações e hospitalidade. Nesta temporada de verão 2024, vimos árvores falantes na Ganni, enquanto Stine Goya apresentou seu desfile na rua em que a sua fundadora mora, com modelos andando em torno de mesas colocadas como se fosse para o chá de Alice no País das Maravilhas.

Linhos antigos em a peças sutilmente sedutoras no The Garment, bonés e lenços de cabeça que remetem às raízes agrícolas rurais dos nórdicos, e ferragens, às tradições viking foram algumas das apostas.

A narrativa “brilhante e feliz” gira em torno da CPHFW, talvez a mais instagramável das semanas de moda, não foi favorecida pelo sol nesta temporada. “Mais é Mais” é o slogan do Festival de Ópera de Copenhague deste ano , mas poderia ser aplicado, em linhas gerais, à moda dinamarquesa, que é definida por cores, estampas e um tipo de individualismo artístico mais do que o minimalismo estrito.

O jeans é o núcleo de um guarda-roupa contemporâneo e casual e, nesta temporada, muitos designers traduziram o estilo em conjuntos de jeans. Na Sunflower, Laid Back apresentou seu hit de 1983, “White Horse”, enquanto as modelos usavam jeans.

Elisabet Stamm, que fundou sua marca homônima em 2020, colocou seu coração em uma coleção com energia de um rave de hip-hop que foi a surpresa da temporada. Para o verão, o blazer estilo boyfriend, ou oversized, abriu espaço para uma versão cropped, com corte no meio ou mais alto. Os sutiãs, muitas vezes combinados a blazers, ficaram aparentes, e nenhum era mais charmoso do que o sutiã nuvem com pingente de gotas de chuva feito em colaboração entre Emilie Helmstedt e a nova-iorquina Susan Alexandra. Havia muitos e variados looks de noiva, o recém-chegado Nicklas Skovgaard sonhou com um vestido no estilo My Fair Lady. “Diga sim a tudo”, dizia um slogan da Stamm, e parece um resumo preciso do apetite e interesse pela moda escandinavo fomentado na Copenhagen Fashion Week.

Algumas das tendências são: Tecidos orgânicos; Noivas alternativas, Sutiã como protagonista e Dias escolares

Tecidos orgânicos


Acessórios de Cabeça

Herança viking

Fonte: Vogue