Natal recebe Residência Artística Internacional com Burkina Faso, Espanha e Brasil

Durante duas semanas, Natal irá receber uma série de ações da residência artística internacional “Dunas – Territórios de criação colaborativa”. O principal palco desse encontro inédito, entre criadores de Burkina Faso, Espanha e Brasil, será o Parque das Dunas. A programação acontece de 14 a 26 de agosto.

A residência vai oferecer diversas oportunidades de interação entre os artistas convidados e o público, explorando as áreas interligadas de arte contemporânea, música, natureza e saberes tradicionais. Palestras, oficinas, rodas de conversas, mostra de vídeos, além da experiência de criação conjunta por meio da residência artística estão programadas.

De Burkina Faso, país da África Ocidental, vem a capital potiguar para a residência, através da parceria com a Ba-kô Burkina Brasil, o ator e promotor cultural burkinabé François Moïse Bamba, uma ponte cultural e artística criada pelo contador de histórias. Ele estará acompanhado da artista multidisciplinar, cantora e compositora Laura Tamiana, paulistana radicada em Recife. Os dois, que já vêm trabalhando em parceria com ações entre seus países desde 2017, participarão da residência como artistas convidados e estarão juntos também de Konomba Traoré, reconhecido como tesouro vivo pela arte do balafon, músico multi-instrumentista e luthier, uma personalidade de referência nas tradições de Burkina Faso.

Completam o encontro artístico, Josep Cerdá, artista sonoro e diretor de mestrado de arte sonora da Universidade de Barcelona, na Espanha; o pernambucano Helder Vasconcelos, músico, ator, dançarino e um dos formadores do grupo musical Mestre Ambrósio; e do Rio Grande do Norte, Maurício Panella, escultor, artista multimídia e antropólogo. A curadoria do grupo ficou a cargo de Maurício Panella e María Eugenia Salcedo, pesquisadora da área de museus, arte contemporânea e cultura.



Fonte: Hilneth Correia