Prefeito Álvaro Dias recebe posse imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, foi empossado como o mais novo membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL) em cerimônia realizada na última sexta-feira (21). A solenidade de posse contou com a presença de acadêmicos, lideranças políticas e secretários municipais.

Álvaro Dias foi saudado pelo acadêmico e professor Luiz Eduardo Brandão Suassuna, que destacou a importância do novo membro e fez um paralelo entre Álvaro e o patrono da cadeira 6, Luís Carlos Wanderley.

Durante seu discurso de posse, o prefeito enfatizou a relevância do ofício de escritor e expressou profundo orgulho por fazer parte da Academia, considerando esse momento um dos mais solenes e importantes de sua vida.

“Este é um momento de profundo orgulho pessoal. Mas de um orgulho sem soberba, forte e verdadeiro, aquele orgulho que comove e emociona o coração humano. Deus sabe o quanto sonhei e lutei, com os humildes limites de minhas forças, para viver este dia e este momento, que para mim representa um dos instantes mais importantes, solenes e sublimes da minha vida”, disse Álvaro Dias.

No evento, Dias reafirmou seu compromisso de contribuir para a disseminação da cultura, especialmente da literatura e das letras no Rio Grande do Norte, ao integrar a ANL.

“Passo a fazer parte desta casa para aprender e dar minha contribuição. Grato ao acolhimento e a confiança desta Academia. Dedicarei todo o esforço possível para colaborar com trabalho, imaginação e dedicação com esta augusta, digna e colenda Casa”, ressaltou.

O prefeito é autor de dois livros, “O Que Tenho a Dizer”, lançado em 2022, e “A Guerra dos Tamoios e a História Não Contada do Brasil”, lançado em abril de 2023, este último resultado de uma pesquisa histórica sobre a escravidão indígena.

O presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, escritor e advogado Diógenes da Cunha Lima, afirmou que ANL ganha ainda mais destaque com a participação do Prefeito Álvaro Dias.

“A Academia se enriquece com a presença do prefeito de Natal, que é ao mesmo tempo um senhor escritor, pesquisador e leitor diário, por tudo isso só vai somar à Academia e continuar uma linhagem de historiadores. Álvaro Dias mostrou em toda a sua trajetória que é um homem inteligente e dinâmico, por isso é muito importante a presença dele entre nós Acadêmicos”, disse.

Eleito com 29 votos para fazer parte da Academia em maio de 2023, Álvaro Dias possui uma trajetória política que inclui passagens como deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado federal, vice-prefeito e atual prefeito reeleito de Natal. Além disso, ele é adepto da Literatura Clássica e possui um forte interesse na História da América Latina.