Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo: inscrições acabam no final deste mês (31 de julho)


Faltam apenas 19 dias para o encerramento das inscrições para o Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo 2023. Inserido na programação que celebra os 70 anos da Federação, a premiação vai eleger as melhores reportagens em cinco categorias que estão divididas em texto, vídeo, áudio, fotojornalismo e a categoria especial estudante. Além de premiar em cada categoria, será escolhida a matéria vencedora entre todas.

Em sua 10ª edição, a premiação traz como tema ‘O desenvolvimento da indústria e da economia do RN a partir da atuação do Sistema FIERN em 70 anos’.

Os interessados devem se apressar porque as inscrições seguem só até o dia 31 de julho de 2023.

O formulário de inscrição está disponível no site www.fiern.org.br/premio-jornalismo. E deve ser preenchido com os seguintes dados dos candidatos: nome, RG, endereço, contato telefônico, dados bancários, registro profissional (DRT). No caso de estudante, o número de matrícula e atestado/declaração da instituição de ensino superior na qual está cursando, endereço completo, telefone, e-mail para contato e categoria na qual está se inscrevendo. O formulário precisa ser anexado juntamente com o material dos trabalhos e link para envio por e-mail.

O prêmio é promovido pelas entidades que compõem o Sistema FIERN – SESI, SENAI, IEL, além da própria Federação – e podem concorrer profissionais autores de trabalhos veiculados em jornais, revistas, rádios, blogs, sites, portais e TVs do Rio Grande do Norte, no período de 31 de julho de 2022 a 31 de julho de 2023.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar a produção de reportagens sobre as iniciativas da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) para o incentivo e apoio às atividades produtivas do setor industrial e ao desenvolvimento econômico.

Em seus 70 anos de história, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte tem criado serviços e desenvolvido produtos para impulsionar o setor de indústria do Rio Grande do Norte, e essa história poderá ser contada pelos concorrentes ao prêmio em 2023. Ao participar da 10ª edição do Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo o profissional de imprensa estará não apenas concorrendo, mas também contribuindo para a comunicação e a informação da sociedade potiguar a respeito do desenvolvimento econômico e empresarial do RN.

“O Rio Grande do Norte é um estado riquíssimo e com um setor produtivo muito diversificado. Temos protagonismo nas energias renováveis, no agronegócio, na mineração, nos alimentos, na pesca oceânica, na carcinicultura e em diversas outras áreas. E o Sistema FIERN tem por meio da Federação, do SESI, SENAI e do IEL dado sua contribuição, em diversas frentes, para o fortalecimento da indústria norte-rio-grandense”, destaca o presidente Amaro Sales de Araújo.

Categoria Estudante
Tida como um diferencial nesta edição do Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo 2023, a categoria ‘Especial Estudante’ aproxima os aspirantes ao diploma de jornalista com os profissionais que já atuam na imprensa local.

O superintendente de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sebastião Faustino (UFRN) disse considerar o prêmio uma oportunidade excelente. “Principalmente para nós da UFRN que já recebemos vários prêmios. Porque isso é um grande incentivo para os alunos. Quando um aluno é premiado seu currículo tem um upgrade incondicional. Eles já saem da universidade com um diferencial para o mercado de trabalho”, afirmou na ocasião do lançamento do prêmio este ano.

Para Faustino o prêmio pode ser considerado um incentivo institucional. “Também incentiva o campo de atuação da Federação. Faz com que a academia se dedique a temas do setor produtivo para poder concorrer ao prêmio. Ensinamos os alunos como concorrer, a produzir material de qualidade. Certamente teremos concorrentes da UFRN aqui”, disse.

O coordenador dos cursos de comunicação da Universidade Potiguar (UNP), Eder Miranda diz que o retorno do prêmio é um grande ganho para o estado e para as universidades. “Nós da UNP temos o curso de jornalismo há algum tempo e estávamos sentindo falta desse prêmio, dessa temática industrial. Os alunos se motivam nesse contexto, eles querem participar em todo âmbito da área do jornalismo”, conclui.

Valores e premiação

Os vencedores em primeiro lugar de cada categoria (Jornalismo em Texto; Vídeo; Áudio; Fotojornalismo e categoria Especial Estudante) vão receber o prêmio de R$ 7 mil cada um.

Já os trabalhos indicados como vencedores em segundo lugar de cada categoria (Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Jornalismo On-Line, Fotojornalismo e categoria Especial Estudante) vão receber um prêmio no valor de R$ 4 mil para cada categoria.

Entre os trabalhos escolhidos como vencedores em primeiro lugar de cada categoria, será selecionado pela comissão julgadora o grande vencedor do Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN, que, além da premiação da sua categoria, receberá também como prêmio adicional um celular de última geração – iPhone 14 PRO.

Todas as informações, edital e formulário de inscrição se encontram na página da Fiern, e podem ser acessadas pelos links: www.fiern.org.br/premio-jornalismo

Edital Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo 
Formulário de Inscrição para Profissionais de Jornalismo
Formulário de Inscrição para Estudantes de Jornalismo