Saúde mental infantil é foco de ação social no RN

O Espetáculo “No Coração da Lua” será apresentado gratuitamente para o público em geral de Natal e para estudantes da rede municipal de ensino, nos dias 16 e 17 de julho, respectivamente, no Teatro Alberto Maranhão. A ação contará com acessibilidade em Libras e audiodescrição para pessoas com deficiência auditiva e visual. O espetáculo tem patrocínio do Grupo Marquise.

Nunca se discutiu tanto sobre saúde mental. E, após a pandemia, uma faixa importante da população passou a ter mais atenção em relação a esse assunto: as crianças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental infantil se refere ao bem-estar emocional, psicológico e social das crianças, o que influencia sua capacidade de pensar, sentir e agir adequadamente.
E inserir as crianças nesse debate não é só positivo, como necessário.

Foi pensando nisso que o Grupo Marquise (do qual a Marquise Ambiental faz parte), por meio do Programa Ecocidadão, fomentou a produção do espetáculo “No Coração da Lua”, voltada ao público infantil, que trata, de forma lúdica, sobre saúde mental.

“No Coração da Lua” conta a história da menina Luana que, apesar de muito alegre, um dia, sem nenhum motivo concreto ou aparente, acorda desmotivada, sem vontade de levantar, brincar ou comer. Mas, com a ajuda do seu grande amigo Juca, eles partem em uma jornada para descobrir as respostas e, no meio do caminho, descobrem valiosas lições.

A iniciativa, que já foi realizada em outros quatro municípios do Ceará, tem a expectativa de alcançar cerca de 5 mil pessoas ao fim de todas as apresentações.

O psicólogo Ciro Sampaio foi o consultor técnico e acompanhou o desenvolvimento da peça. “Como psicólogo que acompanhou de perto a construção do trabalho, bate um orgulho quando vejo que o resultado alcançou o objetivo de dar evidência às questões que implicam na saúde mental da primeira infância. Em alguma medida, ao assistir ao espetáculo, fica uma sementinha de convocação para que uma rede de apoio se faça presente diante das expressões emocionais que atravessam o dia a dia das crianças”, pontua.

Além das apresentações do espetáculo, será realizada uma contrapartida social, que consiste na realização de encontros com professores, psicólogos e demais profissionais da rede pública de ensino e instituições beneficiadas pelo projeto, com o objetivo de debater a temática de saúde mental através da leitura do livro “No Coração da Lua”.

Em todos os espetáculos serão realizadas também atividades complementares, que levam para as crianças a mensagem de preservação do meio ambiente por meio do descarte correto de resíduos com jogos interativos e distribuição de material educativo. “As crianças têm um papel importante como multiplicadores dessas mensagens junto às famílias. É sempre muito prazeroso poder contribuir na formação da consciência ambiental hoje de quem já é responsável pelo nosso amanhã”, ressalta Paulo Studart, superintendente da Marquise Ambiental.

Além disso, os participantes também poderão conhecer o aplicativo em forma de game “Academia de Ecocidadãos”, em que pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município. “Sabemos que a construção de um futuro melhor para sociedade também passa pelo acesso à cultura e educação, sobretudo de crianças e jovens. As crianças são a personificação da mensagem de cuidado com as gerações futuras que queremos passar e que estamos plantando”, diz Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.

A circulação da peça é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura; patrocinado pelo Grupo Marquise, Marquise Ambiental, Ecofor, Ceará Cidadão/ Vapt Vupt; com apoio do Hotel Gran Marquise e Teatro Alberto Maranhão; e produzido pelo Grupo Estação de Teatro e o pela Bobox Produções. Além disso, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secretaria Municipais de Educação.

FICHA TÉCNICA

Direção: Rogério Ferraz
Dramaturgia: Tonho Costa
Elenco: Maria Flor, Paulo Lima e Dudu Galvão
Cenografia: Rogério Ferraz e Irapuan Junior
Figurinos e Adereços: João Marcelino
Iluminação: Rogério Ferraz e Sandro Paixão
Coordenação de Produção e Produção Executiva: Arlindo Bezerra

SERVIÇO

Espetáculo “No Coração da Lua”

Data: 16 de julho (público em geral)
Hora: 18h
Local: Teatro Alberto Maranhão
Entrada gratuita