Estudantes da Maple Bear Natal apresentam jogos com soluções criativas para preservação do patrimônio na capital

A criatividade deu o tom das apresentações no último dia do Hackaton da Maple Bear Natal. Os estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental apresentaram várias soluções para problemas relacionados à preservação do patrimônio da cidade. O resultado final das discussões veio em forma de jogos eletrônicos, programados por eles, e que levantaram a discussão sobre temas importantes, como a proteção ao Morro do Careca, à Praça André de Albuquerque e ao Museu Câmara Cascudo.

O tema central das discussões foi “A valorização do patrimônio natural, histórico e cultural de Natal”. Os estudantes responderam a seguinte questão: “Como, em pleno século XXI, podemos aliar o desenvolvimento com a conservação dos patrimônios da nossa cidade?”.

O debate está relacionado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015. São 17 metas que devem ser alcançadas pelos países até 2030 (Agenda 2030).

Ao final, os estudantes foram premiados de forma individual com Menção Honrosa, Liderança, Melhor Programador, Melhor Designer, Melhor Pitch (apresentação), Melhor Jogo e Rookie of The Year (Novatos do ano).

O primeiro lugar do Hackaton ficou com o grupo “As Batutinhas”, do 8º ano. Elas desenvolveram um jogo que tratou sobre a importância da preservação da praia de Ponta Negra, com foco na conscientização da população em não subir o Morro do Careca. O segundo lugar foi do grupo “Advanced”, formado por alunos do 5º ao 7º ano. Eles criaram um jogo em que o turismo está associado à preservação do patrimônio e usaram como marco a Praça André de Albuquerque. O terceiro lugar foi do grupo “Winners”, formado por alunos do 5º ao 7º ano. Os estudantes falaram sobre vandalismo e a necessidade de investimento em fiscalização e educação para evitar a degradação de bens públicos, como o Museu Câmara Cascudo.

O júri foi formado pela jornalista da Inter TV, Emmily Virgílio; pelo mestre em ciências ambientais, professor da rede estadual de ensino e analista ambiental, Ozenildo Souza; e pelo professor de robótica, especialista em pensamento computacional e programação, Joeldson Bezerra. O resultado foi auditado pelo empreendedor, consultor em gestão e coach, Jodibel Niklas.

Hackaton Educacional

O Hackaton da Maple Bear Natal, que terminou na última sexta-feira (23), teve como objetivo despertar nos estudantes o protagonismo na busca por soluções de problemas, além de desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe, programação, empreendedorismo e inovação. Cerca de 130 estudantes, do 5º ao 9º ano, participam da maratona de conhecimento.

“A nossa escola virou referência em Hackaton, nós somos pioneiros no Nordeste e isso já virou parte da nossa tradição e da nossa cultura. Temos a felicidade de, dessa maneira, estar plantando a semente do empreendedorismo nesses alunos. Eles estão de forma criativa pensando em soluções para problemas complexos, quem têm impacto exponencial na vida de toda a sociedade”, disse o educador e diretor da Maple Bear Natal, Eduardo Bezerra.

Metodologia Canadense

A Maple Bear Natal funciona há 14 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.

No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências. Mais informações em @maplebearnatal.