Movidos Dança abre inscrições para oficinas em seis municípios do RN

Promover uma nova perspectiva para a dança na investigação de corpos diversificados. Este é o objetivo do grupo Movidos Dança, que abre nesta quinta-feira (18) as inscrições para as oficinas do Laboratório Movidos à Dança em seis municípios do Rio Grande do Norte.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site (www.movidosdanca.com) e nos locais indicados por cada Prefeitura. O número de vagas é limitado a 25 pessoas. As oficinas são voltadas para jovens acima de 14 anos e têm como público-alvo pessoas com ou sem deficiência, pessoas pretas e da comunidade LGBTQIAP+. Os interessados podem entrar em contato através das redes sociais do grupo de dança (@movidosdanca).

O Centro de Convenções do município de Guamaré será o palco da primeira oficina do Laboratório. Além de Guamaré (26/05), as oficinas serão realizadas em outros cinco municípios do RN: Pendências (27/05), Baía Formosa (02/06), Pedro Velho (03/06), Porta Alegre (09/06) e Carnaúba do Dantas (10/06).

As aulas serão conduzidas pelos bailarinos Ariadna Medeiros, professora de danças urbanas, graduada em Pedagogia e pós-graduada em dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Michael Skimo, professor de breaking e graduando do curso Licenciatura em Dança pela UFRN, e terão como fundamento a coreografia do espetáculo Nuvem de Pássaros, encenado pelo grupo.

Segundo Daniel Silva, um dos fundadores do grupo de dança, a expectativa é que o projeto seja um ponto importante para difundir a arte produzida no estado e que mais pessoas possam enxergar o potencial artístico cultural e social que esses processos levam para as cidades. 

O Laboratório Movidos à Dança, explica Daniel, é a continuidade de uma ação iniciada em 2022 e marca a interiorização das ações do grupo. “Esta continuidade nos permite expandir as ações e levar o nosso trabalho para mais pessoas e por várias regiões do RN. Sabemos da importância de levar a arte para fora também dos grandes centros, por isso escolhemos essas seis cidades que contemplam diversas regiões do RN”.

O bailarino ressalta que a maioria dos municípios selecionados não possui equipamentos culturais, mas que isso não pode ser um impeditivo para fomentar a arte e promover as possibilidades de que a cultura possa se estabelecer em cada uma dessas cidades.

Em agosto, o grupo apresentará o espetáculo Nuvem de Pássaros em cada um dos municípios onde realizará as oficinas. O espetáculo é uma obra coreográfica inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar climas e ameaças diversas e conta com a direção e coreografia de Anderson Leão, sendo encenada pelos bailarinos Rodolpho Santos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macedo e Michael Skimo. 

“Com a circulação do espetáculo Nuvem de Pássaros e a realização da oficina de dança contemporânea, esperamos contribuir para a redução de assimetrias existentes no acesso aos bens culturais, propondo como eixo a democratização da arte a partir da realização de atividades gratuitas”, afirma Daniel Silva.

O Laboratório Movidos à Dança conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN e o Instituto Neoenergia através do Edital Transformando Energia em Cultura através da Lei Câmara Cascudo, com produção da Mapa Realizações Culturais e realização do grupo Movidos Dança.

Movidos Dança

Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal/RN que tem como objetivo promover uma nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018. Desde então, o grupo, composto por pessoas com e sem deficiência, tem se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.

Serviço:
Período de inscrições e ciclo de oficinas do Laboratório Movidos à Dança

Guamaré
Inscrições: 18 a 26 de maio (no site www.movidos.com.br)
Oficina: 26/05 (18h às 21h), Centro de Convenções de Guamaré

Pendências
Inscrições: 18 a 25 de maio (no CRAS e no site www.movidos.com.br)
Oficina: 27/05 (9h às 12h), no CRAS

Baía Formosa
Inscrições: 24 de maio a 01 de junho (no site www.movidos.com.br)
Oficina: 02/06 (18h às 21h), na Escola Municipal João Batista 

Pedro Velho
Inscrições: 24 de maio a 02 de junho (no Mercado Público ou Secretaria de Educação e no site www.movidos.com.br)
Oficina: 03/06 (9h às12h), na Escola Municipal Grimaldi Ribeiro

Porta Alegre
Inscrições:  02 a 08 de junho (no site www.movidos.com.br)
Oficina: 09/06 (18h às 21h), local a definir

Carnaúba do Dantas
Inscrições:  02 a 09 de junho (no site www.movidos.com.br)
Oficina: 10/06 (14h às 17h), no CRAS

FONTE: blogdajuliska.com.br