Isaura Rosado toma posse na Academia Norte-Riograndense de Letras nesta segunda (8)

Nome ligado à pesquisa, memória e artes no Rio Grande do Norte, conhecida por idealizar alguns longevos espetáculos, como Chuva de Bala e Auto do Natal, a professora e gestora Isaura Amélia de Souza Rosado Maia toma posse nesta segunda-feira (8) na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. A ex-gestora de Cultura do Estado e de Natal ocupará a cadeira de Número 32, cujo patrono é Francisco Fausto e teve como último ocupante o ex-governador e escritor Geraldo Melo. A cadeira também já foi ocupada pelos intelectuais Tércio Rosado (fundador), João Batista Machado e João Batista Cascudo Rodrigues. Isaura Rosado será a 5 mulher atualmente em atividade na Academia de Letras.

A solenidade acontece às 18h30, no Salão Nobre da ANRL, na rua Mipibu, Petrópolis. A nova acadêmica será saudada pelo médico e escritor Iaperi Araújo, amigo de longa data e também membro da Sociedade Amigos da Pinacoteca, entidade que Isaura fundou para realizar ações voltadas à difusão das artes plásticas no Estado. 

Isaura Rosado é mossoroense nascida em 9 de outubro de 1947, poucos anos antes da morte inesperada e trágica do seu pai, o Governador Dix-Sept Rosado Maia, no desastre aéreo do rio do Sal em Sergipe. É natalense honorária por unânime decisão da Câmara Municipal de Natal. Licenciou-se em Ciências Sociais, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca na Espanha. Foi professora dos cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenadora de cursos de especialização e Chefe do Departamento de Ciências Sociais na UFERSA e na UERN. Também foi bolsista do CNPq para o Doutorado na Espanha, bolsista do CAPES para o mestrado na Universidade Federal do Ceará e do Instituto de Cultura Hispânica para participar do III Programa de Inovación de los sistemas educativos em 1976.

A escolha pelo 8 de maio não foi por acaso. Há mais de duas décadas a gestora estreita os laços com o setor, seja na criação de projetos como salões de artes visuais, a criação da Sociedade Amigos da Pinacoteca, o inventário da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, o Salão Newton Navarro de Artes Visuais. Colecionadora e guardiã de um grande acervo de mais de mil obras de arte, grande parte de pintores do RN, Isaura Rosado está em processo de doação de sua coleção para o setor de memória da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

FONTE: blogdajuliska.com.br