UFRN abre inscrições para concurso internacional

A World Technology Universities Network (WTUN), rede internacional de que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) faz parte, está com inscrições abertas até 1° de junho para a competição estudantil anual. O concurso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos e o tema de 2023 é Tecnologia Inovadora e Cidadania Global para o século XXI. As inscrições para a competição são feitas pelo Microsoft Forms

O objetivo da competição é fornecer uma melhor compreensão do dever e aspectos das universidades de tecnologia do mundo, aumentar as oportunidades de mobilidade e cidadania para colaborar com pesquisas e trocas de conhecimentos, facilitar conexões e ofertar novas práticas e melhores oportunidades de capacitação entre os participantes. A WTUN, lançada no segundo Congresso Mundial de Universidades de Tecnologia em 31 de agosto de 2017, também visa criar uma parceria global entre educação, negócios, governos e organizações de desenvolvimento. 

A equipe deve ser formada por quatro integrantes e apresentar uma proposta que aborda uma das Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O grupo vencedor ganha £500, já o segundo lugar fica com £250 e o terceiro recebe £100. Todos os ganhadores recebem certificado e têm suas ideias apresentadas virtualmente no Congresso do WTUC 2023.

Como critério do concurso, as equipes devem responder em seu trabalho às seguintes perguntas: qual o grau de eficácia da proposta em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Com que eficácia é demonstrado o engajamento público proposto? Haverá um impacto social mensurável? Em caso afirmativo, como? Demonstra uma compreensão do que significa ser um cidadão global? Até que ponto o que foi apresentado é realizável? Esta é uma proposta econômica? 

Além disso, é possível ganhar pontos-extra se a equipe for multidisciplinar e se a solução sugerida puder ser aplicada à área geográfica de outro membro do WTUN. Uma explicação coerente, envolvente e compreensível também aumenta as chances de a equipe ultrapassar outros competidores.

Segundo a Secretária Adjunta de Relações Internacionais da UFRN, Nan Qi, o concurso estudantil da WTUN estimula os alunos a refletirem sobre questões ligadas à sustentabilidade de uma perspectiva interdisciplinar. “Estamos torcendo para que um grupo de nossos alunos possa ser um dos times premiados, mas o melhor prêmio é realmente esse estímulo à reflexão e ao trabalho em conjunto”, explica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas para acabar com a fome, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz, de prosperidade e de seus direitos. Ao todo são 17 objetivos que devem ser atingidos de acordo com a Agenda 2030.

FONTE: blogdajuliska.com.br