Saadiyat: conheça a “ilha da felicidade” de Abu Dhabi

Com apenas 26 quilômetros quadrados, menos da metade do tamanho de Manhattan, mas com cultura de classe mundial, natureza intocada e muitas atividades para férias, Saadiyat Islandoferece muito.

Flutuando no Golfo Pérsico, ao norte do centro de Abu Dhabi, Saadiyat combina natureza, cultura, culinária e tranquilidade – embora, se você gosta de adrenalina e festas, pode ficar tranquilo que também tem. Não é de admirar que seu nome árabe seja traduzido como “ilha da felicidade”.

Golfinhos além das dunas

Enquanto Abu Dhabi em si é o lar de uma arquitetura contemporânea bombástica, Saadiyat – a 20 minutos de carro do centro da cidade e do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi – é um país das maravilhas natural, cercado por pequenas dunas de areia.

Os golfinhos-nariz-de-garrafa e os golfinhos-jubarte do Indo-Pacífico são visitantes regulares das águas cristalinas da ilha. Eles são frequentemente acompanhados por tartarugas-de-pente ameaçadas de extinção, que nidificam entre março e junho nas dunas ao longo da praia de quase 10 quilômetros de Saadiyat.

Cada ninho pode conter cerca de 100 ovos – embora apenas um em cada 1 mil chegue à idade adulta. Os calçadões elevados os protegem dos banhistas, parte de um projeto de conservação liderado pelo Jumeirah no Saadiyat Island Resort e seu biólogo marinho interno.

Gazelas no campo de golfe

A vida selvagem não está apenas na água. Raposas árabes vermelhas e pavões estão entre os residentes mais selvagens da ilha, enquanto os jogadores do Saadiyat Beach Golf Club geralmente precisam cronometrar suas tacadas entre os movimentos das gazelas.

Mais de 300 espécies de aves são contadas em Abu Dhabi todos os anos. O Saadiyat Beach Golf Club foi designado como um Santuário Cooperativo Audubon Certificado – o que significa que ele aprimora as áreas naturais e os habitats da vida selvagem, minimizando o impacto potencialmente prejudicial de um campo de golfe.

Graças em parte às práticas de gestão ambiental do clube, mais de 150 espécies diferentes de aves podem ser vistas dentro e ao redor do campo.

Olhando para o futuro, o Museu de História Natural de Abu Dhabi está programado para abrir em 2025 no Distrito Cultural de Saadiyat – a área designada dedicada às artes, patrimônio e cultura, com sete museus de classe mundial e centros de artes cênicas.

Uma vasta instalação de quase 37 metros quadrados com instituições de ensino e pesquisa anexadas, a nova adição exibirá alguns dos espécimes mais raros e preciosos encontrados na Terra, de meteoritos a um esqueleto de T-Rex.

Uma praia com Bandeira Azul

Outro participante do projeto de conservação das tartarugas é o Saadiyat Beach Club, um retiro à beira-mar com uma praia certificada pela Bandeira Azul – considerada uma das melhores do Oriente Médio – e entretenimento para a galera das festas.

As piscinas ao ar livre “amigas” do Instagram são cercadas por cabanas e espreguiçadeiras, enquanto os DJs tocam ao lado de músicos de jazz e R&B ao vivo durante todo o dia. Um ginásio, spa e sauna ajudam os membros a manter a forma.

Há também um restaurante mediterrâneo, o Safina, enquanto o Cabana 9 serve pratos árabes e conta ainda com um shisha lounge.

Aberto o ano todo, o Saadiyat Beach Golf Club abriga um campo de golfe de 18 buracos exclusivo de Gary Player. O próprio jogador de golfe sul-africano também organizou torneios de caridade por convite nos últimos anos.

Ao jogar black tees opcionais, o percurso se torna o mais longo dos Emirados Árabes Unidos, com 7.118 metros – embora seja ainda mais assustador graças a várias armadilhas de areia.

No entanto, treinadores muito experientes e colocações generosas de pinos garantem que todos se divirtam, independentemente de seu padrão. Pacotes de estadia e lazer também estão disponíveis em hotéis, incluindo o adjacente St. Regis Saadiyat Island Resort.

Volta ao mundo em 50 refeições

Com vista para uma longa praia de areia branca e as águas cristalinas do Golfo, o bairro costeiro de Mamsha Al Saadiyat tem um calçadão espetacular à beira-mar. Jantar fora é obviamente um dos passatempos favoritos nos Emirados Árabes Unidos, e há muitas opções aqui.

Ao jogar black tees opcionais, o percurso se torna o mais longo dos Emirados Árabes Unidos, com 7.118 metros – embora seja ainda mais assustador graças a várias armadilhas de areia.

No entanto, treinadores muito experientes e colocações generosas de pinos garantem que todos se divirtam, independentemente de seu padrão. Pacotes de estadia e lazer também estão disponíveis em hotéis, incluindo o adjacente St. Regis Saadiyat Island Resort.

Volta ao mundo em 50 refeições

Café e pratos saudáveis como salmão defumado com molho tataki e figos, e burrata no pão sírio zaatar estão na ordem do dia em locais como Ten 11 Beach e Cafe Artea. O Beirut Sur Mer serve pratos clássicos libaneses ao som de música popular do país.

A pizza de estilo romano feita com fermento de 50 anos é a atração da trattoria italiana Antonia, enquanto o Black Tap Craft Burgers & Shakes promete pratos incríveis de Nova York. E depois há o restaurante japonês contemporâneo NIRI, que tem sushi, além de carne wagyu e lagosta saindo da grelha robata.

Cultura digna do Louvre

Inaugurado em 2017, o Louvre Abu Dhabi é o maior projeto cultural da França no exterior. Suas notáveis exibições estão alojadas em uma obra arquitetônica de Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura.

museu leva os visitantes a uma viagem cronológica pela civilização global, desde a pré-história até os dias atuais. A coleção permanente de 700 tesouros inclui ânforas gregas antigas, joias de ouro romanas, porcelana chinesa e pinturas de nomes como Bellini e Manet. Isso tudo é complementado por outras 300 peças emprestadas anualmente por outros museus ao redor do mundo, incluindo 100 do Louvre em Paris.

Há também exposições temporárias regulares, e você pode até fazer um passeio de caiaque ao luar pelo museu para ver a arquitetura de um ângulo totalmente novo. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Louvre Abu Dhabi.

O Louvre Abu Dhabi não é o único lugar intelectual em Saadiyat – atrás das dunas também existem duas instituições educacionais de classe mundial.

O renomado Berklee College of Music de Boston tem seu primeiro posto avançado no Oriente Médio no Distrito Cultural – um centro de educação artística de 3.900 metros quadrados que celebra a música contemporânea e as artes cênicas, com estúdios, espaços para apresentações, laboratórios de tecnologia multimídia e muito mais.

A NYU Abu Dhabi é um campus de graduação de outra instituição histórica. Recebeu estudantes de 120 países trabalhando em 25 cursos desde sua inauguração em 2010. Seus programas voltados para o público incluem apresentações, exposições de arte e palestras, todos abertos aos visitantes.

POR CNN BRASIL