Halo lunar chama a atenção no céu de Natal

Quem olhou para o céu em Natal, na noite dessa quarta-feira (05), teve uma grata surpresa. Por um período, um enorme círculo pôde ser observado ao redor da lua. A cena chamou a atenção de várias pessoas.

O fenômeno é natural e é chamado de halo lunar. Ele é causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera, a camada mais baixa da atmosfera terrestre.

“O halo, no sol ou na lua, ocorre quando a atmosfera está com muita umidade na forma de vapor d’água ou cristais de gelo. A luz da lua ou do sol sofre refração por essas gotículas de água ou de cristais de gelo, originando esse fenômeno”, explicou o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot.

Segundo o meteorologista, o fenômeno é raro para a região, justamente por causa da formação dos cristais de gelo. Nas redes sociais, o halo chamou a atenção. “Vocês já olharam para o céu agora? Perfeição”, comentou uma mulher. “Vi esse fenômeno. Top de verdade”, disse outro.

No popular, muitas pessoas, principalmente os mais idosos, a aparição do halo indica que muitas chuvas estão a caminho. Para Bristot, a ocorrência de chuva “é consequência das boas condições de instabilidades”.

Por TV Tropical.