História em quadrinhos

Revista está disponível online, com download gratuito, e também será distribuída em versão impressa para turmas de 9º ano em escolas públicas de Natal

O ano é 2022 e, da janela do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), no Rio Grande do Norte, uma invasão de perigosas “nuvens de gás” é enxergada no céu, materializando notícias que já correm o mundo: “A quantidade de CO2 chegou a níveis críticos na atmosfera. O aquecimento global é recorde. As nuvens estão vivas!”.

A história, baseada em evidências científicas e outros dados reais, está no centro da Revista em Quadrinhos “Superliga contra nuvens de gás”, que o SENAI-RN lança nesta quarta-feira (29), transformando pesquisadores e pesquisadoras do Instituto em heróis e heroínas que se unem para enfrentar o descontrole do Dióxido de Carbono (CO2) – o mais abundante gás do efeito estufa – e as ameaças que as emissões descontroladas dele trazem ao planeta. 

Considerado um dos grandes vilões do aquecimento global e das mudanças climáticas, o Dióxido de Carbono é simbolicamente representado por nuvens com olhos vermelhos e grande poder de impactar desde os oceanos, e a vida marinha, até a humanidade, em terra.

A Revista foi concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER, que está em operação em Natal e é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade. 

O conteúdo pode ser baixado gratuitamente online – clique aqui para fazer o download – e também chegará, em versão impressa, a partir de julho, a escolas públicas da capital. “A história traz conceitos chaves, como o que é o CO2, por que o descontrole dele na atmosfera é um problema e como as energias renováveis podem ajudar em direção ao equilíbrio”, diz Rodrigo Mello, diretor do ISI e do departamento regional do SENAI-RN.