Poetisa Negra Potiguar

O Senado Federal lançou, nesta sexta-feira (18), o oitavo volume da Coleção Escritoras do Brasil. O livro Dálias decorre de em um manuscrito de Auta de Souza e representa um valioso resgaste histórico.

O lançamento ocorreu no programa Leituras, pelo canal no YouTube da TV Senado e faz parte da série de eventos do Mês da Mulher na instituição. Com esta edição, a série contempla pela primeira vez uma escritora negra, a potiguar considerada a maior poeta da história do Rio Grande do Norte.

Com a coleção Escritoras do Brasil o Senado busca divulgar o trabalho intelectual das escritoras brasileiras que, com o passar do tempo, têm escassa ou nenhuma presença no cenário literário e, assim, valorizar as atividades, a produção e o pensamento da mulher na construção da história do Brasil.

A versão digital dos livros da coleção pode ser baixada gratuitamente no site da Livraria do Senado pelo link livraria.senado.leg.br. Na versão em papel, os livros são comercializados a preço de custo.O livro – Dálias (na grafia original Dhalias) é um manuscrito que contém poemas escritos entre os anos de 1893 e 1897.

A digitalização do manuscrito original pode ser consultada na integra na Biblioteca digital do Senado Federal no link: www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/593416.