Novo padrão de rotulagem

Em outubro de 2022, entra em vigor novo padrão de rotulagem de alimentos e bebidas industrializadas aprovado pela Anvisa em 2020. As embalagens dos chamados ultraprocessados deverão apresentar um selo frontal com símbolo de lupa para informar sobre altos teores de açúcar, gordura e sódio.

A medida visa facilitar a compreensão sobre o conteúdo de ingredientes prejudiciais à saúde e auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes.O selo deverá ser aplicado na parte superior frontal da embalagem para que fique em uma área facilmente capturada pelo olhar humano.

De acordo com Organização Pan-Americana da Saúde, a rotulagem frontal é uma das principais ferramentas políticas para regular os produtos ultraprocessados e evitar o consumo excessivo de ingredientes que fazem mal à saúde. O critério que define se um produto receberá, ou não, o selo frontal, tem como base um perfil nutricional. Esse perfil é composto por valores de referência a cada 100g ou 100 ml definidos para cada nutriente.

Outra mudança é relacionada à tabela nutricional, já presente no verso das embalagens. A tabela receberá mais uma coluna, com informações nutricionais a cada 100g ou 100 ml do produto. Atualmente, a tabela tem duas bases de comparação: porcentagem do nutriente em relação a uma dieta de 2.000 calorias; porção, definida de acordo com cada produto por exemplo, uma porção de bolachas recheadas é composta por 3 unidades.