A escolha do vinho para os festejos de final de ano

Por Gabriela Coutinho

Durante o período do final de ano, quando estamos nos preparando para confraternizar, receber familiares e amigos, para celebrar a vida, nada como a companhia de um bom vinho ou de um espumante para tornar o momento único e mais especial. 

Para muitas pessoas, este é um momento de renovação do sentido da vida, de criar novos projetos e festejar as conquistas. Se o vinho já é uma excelente opção, durante todo o ano, essa escolha se intensifica nas celebrações dessas datas tão especiais como as de final de ano, já que servir um vinho favorece o clima de reunião entre as famílias e amigos, proporcionando momentos que serão eternizados na memória.

É impressionante a capacidade que o vinho tem de ativar gatilhos mentais, resgatar registros guardados em nossa memória, trazendo à tona sentimentos e experiências afetivas que não imaginávamos sentir ou perceber novamente. Mas, sim, é completamente possível ao nos conectarmos numa degustação do vinho.  Recentemente, em uma das nossas confrarias, ao degustar um vinho frutado me senti viajando num túnel do tempo e me vi sentada de baixo do pé de laranjeira, local que eu costumava ficar com meus avós na minha infância, foi incrível.

Com isso, a minha sugestão para a escolha do vinho, para compor as confraternizações de final de ano, vai além da indicação de rótulos, marcas, uvas e da harmonização com os pratos, mas sim escolher vinhos que marcaram, criaram registros afetivos entre você e as pessoas que estarão celebrando junto, ou seja, proporcionar afetividade criar harmonização com as experiências da vida. A escolha pode ser feita também como um presente, tendo o cuidado de servir um vinho que seja o predileto da pessoa, pois é um gesto de carinho, recordação, cuidado e atenção.

As questões culturais da família também pode ser um modo de escolha do vinho, pois, pode resgatar hábitos, tradições, valores que muitas vezes são revitalizados nessa época do ano, ampliando o diálogo e conexões.

Poder voltar a nos reunir com pessoas, famílias, amigos que amamos, após um longo período de isolamento social, fará o nosso momento mais especial e inesquecível. Outra dica valiosa para esse momento especial é estarmos presentes de corpo e alma em nossa confraternização, prestando atenção nas conversas (longe um pouco das telinhas), no que estamos comemos, no vinho que estamos degustando. O vinho é uma bebida que exige atenção para que se possa desfrutá-la em toda a sua complexidade, aproveite.