Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore

Em reconhecimento ao empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) homenageou personalidades com a entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, principal honraria da Instituição, concedida anualmente, foi entregue em solenidade realizada no Olimpo Recepções, na noite de terça-feira (14).

A Medalha da Ordem do Mérito Industrial – a mais importante condecoração da indústria brasileira e entregue pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) – também foi entregue na ocasião. A comenda é dedicada aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira.

Foram homenageados, com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, os empresários Álvaro Coutinho da Motta (in memorian), Eduardo José de Farias, Etelvino Patrício de Medeiros, Francisco Ferreira Souto Filho e Gabriel Calzavara de Araújo.

Já a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI foi entregue ao empresário potiguar Antônio Leite Jales.

Presidente da FIERN e chanceler da Ordem do Mérito Industrial da CNI, Amaro Sales de Araújo, recordou que, em 14 de dezembro, a Federação completa 68 anos “na luta dos legítimos interesses da indústria potiguar com ações embasadas na responsabilidade social, sustentabilidade e desenvolvimento industrial”. A data marca a entrega da Carta Sindical que deu origem a entidade. 

Ele ressaltou que, a cada final de ano, se celebra a história de personalidades que fazem parte da indústria potiguar. “Com a entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Dore, homenageamos a própria a indústria do Rio Grande do Norte, afinal, se trata da condecoração merecida destes empresários, porque eles são demonstração e exemplo da capacidade empreendedora do empresário potiguar”, afirmou. E destacou que o Sistema FIERN e a CNI continuam firmes no propósito de apoiar todos os industriais e empreendedores.

Presente ao evento, a governadora Fátima Bezerra disse que as homenagens são importantes e que que a Medalha Walter Byron Dore tem também um caráter pedagógico e significa o reconhecimento e valorização do empreendedorismo pelo papel que os empresários representam no contexto do desenvolvimento econômico e social. 

“A medalha é incentivo e apoio à trajetória empresarial de cada um dos homenageados e um reconhecimento de quanto contribuem para o estado do Rio Grande do Norte. Porque o empreendedorismo de vocês (empresários) traz emprego e dignidade ao povo do RN”, afirmou Fátima Bezerra, ao tempo que destacou o diálogo entre o Governo e o setor produtivo do Rio Grande do Norte. “Que continuemos assim”, disse.

Entre os seis homenageados, cinco com a comenda da FIERN e um com a da CNI, estão industriais dos setores de curtume e confecções, sucroalcooleiro, reciclagem, pesca, sal e alimentos do Rio Grande do Norte.

Homenageados destacam iniciativa da Federação e CNI

Durante a solenidade de entrega das medalhas, os homenageados destacaram a iniciativa da FIERN e da CNI com a concessão das honrarias.

Em nome dos homenageados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, o presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara, afirmou que “a FIERN passou a ser um porto seguro, uma carta de navegação aos gestores públicos do Rio Grande do Norte, do Nordeste, ao gerar instrumentos para a formulação de políticas públicas”. E enfatizou que “é aonde nós, líderes empresariais, estaremos posicionados diante desse novo momento do nosso país”. 

Para o presidente do SINDIPESCA-RN, Gabriel Calzavara, a medalha significa “uma honra muito grande em ser reconhecido pelos meus pares pelo trabalho desenvolvido em um período tão difícil”.

O presidente do presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDIRECICLA-RN), Etelvino Patrício de Medeiros, comentou que receber a medalha é “motivo de muita alegria e emoção. É o reconhecimento de todo um trabalho”. Para ele, ser homenageado assim “é um apoio, dizer que vale a pena e precisamos continuar em nossa caminhada gerando empregos e divisas para o estado fazendo com que a indústria do Rio Grande do Norte se fortaleça e seja o grande diferencial econômico do estado”.

À frente da presidência do Grupo Farias, Eduardo Farias lembrou que estão há quase 50 anos no Rio Grande do Norte e, atualmente, são quase 2.500 empregos diretos gerados. “Essa medalha nos anima a trabalhar por muito mais tempo. Estamos comprometidos com o Rio Grande do Norte e o Brasil”, afirmou.

Falando em nome do homenageado Álvaro Coutinho da Motta (in memorian), a professora Karla Motta lembrou que o pai sempre foi muito empreendedor. “Um homem da indústria do Rio Grande do Norte. Sempre teve como foco a promoção do desenvolvimento do estado por meio de incentivo à indústria, a geração de empregos e riqueza. A vida dele foi dedicada à essa causa e é muito significativo para nós essa homenagem”, disse.

Ao receber a comenda concedida pela CNI, o empresário Antônio Leite Jales relembrou sua trajetória à frente da indústria de sorvetes, polpa de fruta e água mineral Sterbom, iniciada há 30 anos, “com um freezer emprestada”. Hoje, com cerca de 1 mil funcionários, a empresa atende mercados de sete estados, sendo também a maior indústria de casquinhas de sorvetes.

 “É um momento de muita emoção [receber a Medalha da Ordem do Mérito Industrial]. É um sonho”, disse.

Toinho da Sterbom, como é mais conhecido, foi indicado pelo presidente Amaro Sales, que é chanceler da Ordem do Mérito Industrial da CNI, e pelo vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, para receber a comenda da indústria nacional. Há dois anos, ele foi agraciado com a Medalha Walter Byron Dore.

Ele também destacou o apoio da Federação das Indústrias aos empresários da indústria local.

“A FIERN teve papel muito importante junto ao governo para não deixar fechar empresas. Graças a Deus estamos aqui. Somos todos vitoriosos”, concluiu.

Fotos: Moraes Neto