Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu no RN

A Arquidiocese de Natal celebra a festa em honra dos santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no próximo domingo, 3 de outubro, feriado no Rio Grande do Norte. A festa é celebrada no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, zona oeste de Natal, e na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.

Santuário dos Mártires, em Nazaré (Foto: Rivaldo Jr)

Festa em Nazaré

No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, a programação festiva acontece no período de 2 a 12 de outubro. No domingo, 3, serão celebradas três missas: às 7h, presidida pelo pároco do Santuário, Padre Fábio Pinheiro; às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, e, às 17h, presidida pelo reitor do Seminário de São Pedro, Padre Valquimar Nogueira.

Festa em Uruaçu

Santuário de Uruaçu – foto feita antes da pandemia (Foto: Cacilda Medeiros )

No Santuário, situado na Comunidade de Uruaçu, os festejos acontecem no período de 23 de setembro a 3 de outubro. No domingo, às 10h, haverá recitação do terço e bênção do Santíssimo Sacramento, e, às 16 horas, missa solene, presidida por Dom Jaime.

Tanto em Nazaré como em Uruaçu, os fiéis podem participar presencialmente dos festejos, obedecendo às normas de combate à Covid-19. Em ambos, as celebrações também podem ser acompanhadas pelas redes sociais.

Santos Mártires

O Padre André de Soveral e um grupo de fiéis leigos foram mortos, por defenderem a fé católica, durante a missa, na manhã do dia 16 de julho de 1645, na capela de Nossa Senhora das Candeias, no engenho Cunhaú, no município de Canguaretama. Menos de três depois, no dia 3 de outubro, no Porto do Flamengo (hoje, Uruaçu), o Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e mais um grupo de leigos, foram mortos, pelo mesmo motivo.

Os dois padres, Mateus Moreira e companheiros leigos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de março de 2000, e foram canonizados pelo Papa Francisco, também na Praça de São Pedro, em 15 de outubro de 2017.

A data escolhida pela Igreja Católica para venerar os “Protomártires do Brasil” e padroeiros do Rio Grande do Norte é 3 de outubro.