Troféu Cultura 2021 divulga premiações aos vencedores

O período pandêmico afetou os diversos setores da economia e o segmento cultural foi dos mais prejudicados. Sem o mesmo volume de patrocínios dos últimos anos, a 16ª edição do Troféu Cultura precisou se adaptar, mas nem por isso deixará de reconhecer os vencedores de suas 13 categorias. A cerimônia de premiação ocorrerá no próximo dia 19 de agosto diretamente do Teatro Riachuelo. Desta vez, para garantir a segurança dos envolvidos, o público poderá conferir a solenidade ao vivo pelo canal do youtube NMP, a partir das 19h. O resultado será postado no blog Papo Cultura logo em seguida.

A apresentação da noite de premiação ficará a cargo do cantor e performer Isaque Galvão. As atrações da programação ainda estão sendo definidas. A solenidade não contará com a presença nem do público nem dos indicados. Os vencedores serão anunciados e receberão a premiação em um evento a parte, posteriormente divulgado. Os brindes foram conseguidos junto a parceiros pelo idealizador do Troféu Cultura, o jornalista Toinho Silveira. O Artista do Ano receberá duas diárias em apartamento duplo no sistema all inclusive no Vila Galé Resort Touros. As outras 12 premiações serão sorteadas logo após o anúncio do vencedor em cada categoria.  

As outras premiações serão: uma diária no Vila Galé Resort Touros em apartamento duplo e sistema all inclusive para duas categorias do Troféu. Duas diárias no Hotel Anahi, em Recife. Uma viagem para Salvador com transporte e hospedagem. Uma tela do artista plástico Francisco Eduardo. Uma tela do artista plástico Toinho Silveira. Roupa feminina sob medida do estilista Marcus Ramalho. Viagem para Jericoaquara com transporte e hospedagem. Duas diárias em hotel de Pipa com dois almoços (com acompanhante) no Restaurante Golfinho ou no Restaurante Caxangá. Premiações em dinheiro para três categorias acrescentadas de kits da Plus Hervas, Plus Herbus ou Plus Ervas. Todos os vencedores também receberão um troféu confeccionado pelo artista visual potiguar Fábio DiOjuara. Nas premiações com hospedagem na Vila Galé, o período de acomodação será combinado com a produção do Troféu.

“Se patrocínios para o setor cultural são sempre difíceis, com a pandemia ficou ainda mais complicado. Mas pude contar com parceiros e amigos de sempre para poder premiar nossos artistas de alguma forma. Claro, o mais importante é a divulgação da imagem e do trabalho deles na mídia para que o potiguar possa prestigiá-los e reconhecê-los. Esse é o verdadeiro propósito do Troféu Cultura. Teremos este ano um evento mais improvisado, mas feito com o mesmo carinho de sempre”, comentou Toinho Silveira.

Homenagens

Como em todas as edições anteriores, o evento homenageia uma personalidade em vida, com o nome do Troféu, e outro em memória.

Nesta edição, o troféu receberá o nome da cantora Terezinha de Jesus, que celebrou seus 70 anos lançando novos trabalhos musicais. Ela que nas décadas de 60 e 70 fez sucesso na época tropicalista em Natal e já no Rio de Janeiro gravou nomes consagrados da MPB, entre eles, Fagner, Lupicínio Rodrigues, Capinam, Mirabô, Enoch Domingos e João Batista Campanholi. 

O homenageado in memorian será o escritor, encenador, poeta e dramaturgo Junior Dalberto, vítima da Covid em outubro do ano passado. Junior é autor de 15 peças teatrais e dois roteiros musicais. Autor e encenador dos textos infantis “Um Robô no Mundo da Fantasia” no Rio de Janeiro, “Pinóquio e o Circo” e “A Trilha da Caveira que Ri”. Publicou os livros Pipa voada sobre bancas dunas (CJA, 2011), Cangaço e o carcará sanguinolento (CJA, 2013), Leveza Infinita (CJA, 2014), Reféns nos Andes (CJA, 2015), Titina e a fada dos sonhos (CJA, 2017) e Blattodea (CJA, 2017). Junior Dalberto fez ainda a direção cênica da inauguração do Cine Teatro Parnamirim. Mais recentemente foi dramaturgo dos monólogos Boderline (com 6 anos em cartaz) e Inkubus.

Votação

A votação para escolha dos melhores em cada uma das 13 categorias do Troféu Cultura 2021 permanece até às 23h59 do dia 15 de agosto. Para votar, basta acessar este link https://papocultura.com.br/trofeu-cultura-2021/ , preencher um formulário e votar. Só é permitido um voto por CPF. Estão contemplados artistas nas áreas da música, literatura, dança, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, produção cultural e o Artista do Ano.