15 ideias de decoração de parede para renovar seu espaço

Um jeito rápido e prático de dar vida e personalidade ao lar é decorar as paredes! Seja você um colecionador de arte, um entusiasta da natureza ou um amante de livros, as paredes podem ser personalizadas com diferentes ideias, das mais criativas às mais tradicionais. 

Abaixo, separamos 15 ideias de decoração de parede presentes nas mostras da CASACOR que certamente adicionarão estilo à sua casa!

1. Quadros grandes

casacor; quadros; decoração; sala
Living do Explorador, por Rodrigo Gurgel e Rita Pinheiro – CASACOR Rio Grande do Norte – Alberto Medeiros/CASACOR

Uma pintura ou fotografia de grandes dimensões irá chamar a atenção e dar um tom radiante a um pequeno espaço. Experimente usar uma gravura em preto e branco e adicionar cor no mobiliário como os arquitetos Rodrigo Gurgel e Rita Pinheiro fizeram neste ambiente da CASACOR Rio Grande do Norte acima!

2. Parede Galeria

CASACOR Goiás 2017
A Loft For Me, por Genésio Maranhão – CASACOR Goiás – Jomar Bragança/CASACOR

Nada adiciona mais personalidade e cor à decoração como uma Parede Galeria. Você pode fazer uma composição de quadros de diferentes maneiras, desde coleção de arte, fotografias ou ambos! Nossa dica é: estenda a galeria até o limite, entre a parede e teto, para criar a ilusão de um espaço maior.

3. Espelhos

decoração; casacor; rio de janeiro; espelhos
Sala de Bilhar, por Cristiana Mascarenhas e Mariana Mascarenhas – CASACOR Rio de Janeiro 2019 – André Nazareth/CASACOR

Os espelhos refletem a luz, ajudando um pequeno espaço a parecer maior e mais brilhante. Experimente pendurar um espelho grande ou fazer uma composição com espelhos do mesmo ou diferentes tamanhos.

4. Arte de parede

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras tatiana lopes pessoa mendes sala intima hospede
Sala intima do Hóspede, por Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes – CASACOR Rio de Janeiro 2021 – André Nazareth/CASACOR

Não importa se é colorida, monocromática, abstrata ou temática, o fato é que a arte em parede dá um novo sentido ao décor, tornando-se uma opção divertida, saudável e moderna para dar uma repaginada no ambiente. A arte foi feita pelo artista carioca Bruno “BR” Bogossian para a Sala Íntima dos Hóspedes da CASACOR Rio.

5. Estante vazada

Sala colorida Toki - Juliana Pippi (CASACOR São Paulo 2018)
Sala Toki, por Juliana Pippi – CASACOR São Paulo 2018 – Denilson Machado/CASACOR

As estantes vazadas garantem aos ambientes um visual dinâmico e harmônico, uma vez que são mais leves que as estantes tradicionais. Elas podem abrigar livros, obras de arte, plantas e qualquer outro tipo de objeto.

6. Prateleiras

decoração; casacor; estantes; prateleiras
Archa Connect, por Arc Studio Arquitetura – CASACOR Rio de Janeiro 2019 – André Nazareth/CASACOR

Se você ficar sem espaço nas estantes, leve sua coleção diretamente para a parede. Instale prateleiras flutuantes e exiba de uma forma moderna as capas dos livros e pequenas esculturas. Se possível, adicione iluminação indireta com fitas de LED para criar um ambiente ainda mais aconchegante!

7. Jardim Vertical

lofto out of bricks -casacor pernambuco 2018 studio costa azevedo
Loft Out of The Bricks, por Studio Costa Azevedo – CASACOR Pernambuco 2018 – Felipe Araújo/CASACOR

Pelo fato de o jardim vertical ser super versátil, são inúmeras as possibilidades de aplicação que variam conforme disposição do espaço e dos tipos de plantas, além de ser uma ótima escolha para incluir o design biofílico no ambiente.

8. Bike

bicicleta; casacor; decoração parede; Carla Grudtner
Studio 33, por Carla Grudtner – CASACOR Paraná 2019 – Eduardo Macarios/CASACOR

A criação de uma parede moderna e elegante para sua bike proporcionará a você mais espaço e criará um ponto focal atraente que transformará sua parede branca. Esta é uma das ideias de decoração de parede mais divertidas e funcionais que existem. Experimente!

9. Luminária Neon

co-space-arquitetos-designers-maria-eduarda-brandão-barbara-ramos-santa-catarina-florianópolis-2019-lio-simas
Co-Space, por Barbara Ramos e Maria Eduarda Brandão – CASACOR Santa Catarina 2019 – Lio Simas/CASACOR

Uma opção divertida, descontraída e poderosa, a luminária neon tem a capacidade de complementar com estilo um espaço clean, moderno ou industrial.

10. Parede monocromática

casacor; decoração; colorido; azul; sala de estar, Alessandra Gandolfi
Casa Maldivas, por Alessandra Gandolfi – CASACOR Paraná 2019 – Eduardo Macarios/CASACOR

Para espaços conceituais e cheios de estilo, nada melhor do que apostar no monocromático, como no ambiente acima assinado pela Alessandra Gandolfi para a CASACOR Paraná. Destaque como apenas uma parede colorida é capaz de dar uma repaginada no espaço.

11. Parede bicolor

taciana nakalski home office da empresaria casacor paraná 2019
Home Office da Empresária, por Taciana Nakalski – CASACOR Paraná 2019 – Viviane Sonnenstrahl/CASACOR

A parede bicolor é uma opção de decoração fácil, criativa e tranquila de ser executada, uma vez que não carregam o visual ao mesmo tempo em que renovam a aparência do espaço.

12. Papel de parede

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras paula neder coletivo pn+ quarto julia
Quarto da Julia, Paula Neder e Coletivo PN+ – CASCOR Rio de Janeiro 2021 – André Nazareth/CASACOR

Investir no papel de parede para transformar a decoração de um ambiente é uma alternativa prática, financeiramente acessível e que não precisa de grandes ferramentas para ser aplicado.

13. Painel

Estúdio HUM para Leroy Merlin - Paula Neder e Coletivo PN (CASACOR Rio de Janeiro 2019)
Estúdio HUM para Leroy Merlin, por Paula Neder e Coletivo PN+ – CASACOR Rio de Janeiro 2019 – Divulgação/CASACOR

Caso as paredes da sua sala, quarto, entrada ou até mesmo do banheiro precisem de uma renovação, considere adicionar um painel para fazer uma composição moderna. Ele pode ser também um ótimo aliado da decoração, já que realça pôsteres, quadros, vasos ou até outros objetos com seu contraste. 

14. Boiserie

casacor bahia; casacor; boiserie
Casa Burgundy, por Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli – CASACOR Bahia 2019 – Gabriela Daltro/CASACOR

O boiserie é um tipo de aplicação feito em paredes que pretende torná-las mais elaboradas e bonitas. Ele consiste em nada mais do que uma espécie de moldura retangular ou quadrada, feita por vezes de madeira, outras de gesso e até mesmo de isopor; que além de ornamentação fornece conforto térmico para o cômodo.

15. Memory board

memory board; casacor; decoração; quarto
Quarto Meu Refúgio, por Viviane Tabalipa – Janelas CASACOR Paraná 2020 Emanoel Caldeira/CASACOR

De uns tempos para cá, o memory board – uma tela para pendurar fotos e objetos – virou tendência na decoração da casa. Um ponto positivo é que, por ter um custo baixo, é possível usá-lo em vários ambientes da casa. É uma ideia divertida e moderna para dar vida a uma parede em branco. 

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/decoracao/ideias-decoracao-de-parede/