O que é alta-costura? 8 fatos sobre a semana de moda mais luxuosa do mundo

É temporada de alta-costura! Todos os anos, nos meses de janeiro/fevereiro e junho/julho, acontece a semana de moda mais luxuosa, concorrida e exclusiva do mundo, a de haute couture (alta-costura, em francês). Reunindo grifes como Chanel, Dior, Givenchy, Giambattista Valli e Schiaparelli, esta fashion week tem desfiles cujos looks parecem ter saído de um sonho – e cujos valores são, digamos assim, imensuráveis. Mas será que você sabe tudo sobre este universo?

Para que o trabalho de uma marca seja considerado alta-costura, é preciso muito mais do que criar uma coleção belíssima. Atualmente, a Fédération de la Haute Couture et de la Mode, tipo o sindicato da moda na França, reconhece somente 16 ateliês como membros fixos deste grupo! Grifes italianas como Valentino e Giorgio Armani Privé também desfilam sua coleções na semana, mas fazem parte do grupo de “correspondentes”. Ou seja, são reconhecidos como couture, porém não cumprem todos os pré-requisitos para integrarem o quadro de membros fixos. Curiosa com as exigências? Contamos a seguir.

Touca de piscina retrô é tendência da Semana de Alta Costura – e nós amamos!

Alta-costura (Foto: Arte Iago Francisco)
Alta-costura (Arte Iago Francisco)

Seulement en France

A alta-costura só acontece em Paris. Isso mesmo, é preciso ter um ateliê na capital francesa que empregue, pelo menos, 15 trabalhadores full time e 20 trabalhadores técnicos (tipo costureiras, sapateiros, etc.).

Feito à mão

Além dos ateliês próprios, as marcas também recorrem a parceiros para trabalhos artesanais específicos, como o estúdio de bordados Montex, que sempre colabora com a Chanel. O desfile Métiers d’Art, inclusive, é uma homenagem a essas casas amigas da grife.

Temporada de Haute Couture

As grifes têm que apresentar duas coleções por ano, em janeiro e julho, cada uma com pelo menos 50 looks exclusivos para dia e noite.

Presença VIP

No caso da Chanel, após o desfile na semana de alta-costura, a coleção é apresentada em um evento privado para as clientes fiéis da maison.

Cada centímetro conta

As peças obrigatoriamente são feitas sob medida (mais de 30, na Chanel) para cada cliente. Até o manequim de moulage se transforma em uma réplica do corpo da felizarda que vai receber o look, que é para ficar perfeito mesmo!

A domicílio

É luxo que você quer? Pois as provas são levadas pessoalmente por costureiras da Chanel até a cliente, não importa o lugar do mundo onde ela more. Mas os ajustes são feitos exclusivamente no ateliê de Paris.

Nos mínimos detalhes

Um look completo de alta-costura da Chanel pode levar até 1.500 horas para ser feito!

Original Chanel

Todas as peças vêm com um número de série, certificado de autenticidade e umas camélias de brinde.

Por Glamour