Poltronas com estilo: qual a ideal para cada ambiente?

As possibilidades de uso das poltronas na decoração são infinitas. Não à toa, sempre marcam presença – com extrema personalidade –, nos ambientes. Podem ficar em um cantinho na sala de estar, na varanda, no home office e até mesmo nos dormitórios. As peças são objetos de desejo dos amantes de um bom design por apresentarem estilos únicos e por criarem uma atmosfera especial para o cômodo, sem deixar a funcionalidade e conforto de lado.

Na concepção da arquiteta Flávia Nobre e da designer de interiores Roberta Saes, sócias no escritório Meet Arquitetura, a escolha de uma poltrona com estilo transforma qualquer ambiente. “O móvel pode se tornar a peça-chave e, além de decorar, ainda contribui para deixar aquele espaço mais confortável, suprindo as necessidades dos moradores quando recebem visitas”, afirma a dupla em consonância.

poltronas revista habitare

poltronas revista habitare

Uma das dicas principais para a decisão é analisar a área onde a peça será inserida, bem como levar em consideração os demais elementos do décor que estarão presentes no cômodo. Em espaços grandes, por exemplo, pode-se optar por tamanhos maiores, abrindo frente para incorporar mais poltronas – iguais ou variadas. Já em espaços ou projetos menores, o mais indicado é escolher apenas um item, mas que ao mesmo tempo evoque traços marcantes.

poltronas revista habitare

Para ajudar na hora da escolha, a dupla de profissionais reuniu mais algumas dicas e inspirações pautadas nos projetos assinados por elas. Confira!

Sala de estar

Junto com o conforto, é indispensável que a poltrona da sala de estar apresente um bom design. Afinal, é um dos cômodos da casa que mais recebe visita e onde os moradores vivenciam a maior parte do tempo. Dispostas em pares ou de forma unitária, elas podem combinar os tons e as formas do sofá ou se revelarem como pontos de contrastes harmoniosos. “No caso de modelos assinados por designers famosos, as poltronas para a sala de estar tornam-se ponto focal no ambiente, então, é interessante compor com objetos mais delicados”, explica a arquiteta Flávia Nobre.

poltronas revista habitare

poltronas revista habitare

Varanda

Ao planejar uma varanda, é essencial pontuar que a comodidade é uma das questões que norteiam a seleção do móvel, afinal, na arquitetura de interiores o ambiente alçou relevância como o local perfeito para espairecer depois de um dia de trabalho ou o cantinho preferido para, aos finais de semana, vivenciar o prazer de estar com quem se ama, se jogar para a leitura da vez ou degustar um drinque ou o rótulo de vinho eleito. Sendo assim, é primordial escolher poltronas que transitem por essa inspiração leve e descontraída por meio de modelos produzidos com madeira, fibra natural e até as versões suspensas, entre outros.

Para as profissionais do Meet Arquitetura, as poltronas suspensas são magníficas para transmitir as sensações de bem-estar que buscamos enquanto realizamos uma atividade prazerosa, como apreciar o pôr do sol ou avistar o skyline da cidade. “Sem contar a sofisticação que elas propiciam ao décor”, opina Roberta. “Entretanto, também gosto bastante dos modelos mais clássicos, feitos com base de madeira e estofados. Por serem mais simples e propiciarem seu deslocamento, ao contrário da suspensa, podem contribuir na hora das refeições, em caso de uma varanda gourmet”, complementa a designer de interiores.

poltronas revista habitare

poltronas revista habitare

Dormitório

Definir uma poltrona para o quarto pode ser mais simples do que muitos imaginam. Modelos menores, que não possuem apoio para braços, são perfeitos para quartos com tamanhos reduzidos. Já em dormitórios mais amplos é válido até investir em poltronas acompanhada por pufes.

“Além de auxiliaram na decoração, as poltronas também são eficazes como apoio na hora de se vestir ou de calçar um sapato. Para os amantes da leitura, também é uma boa pedida”, declara Flávia.

Por revistahabitare