Tendências Decor para sua casa em 2021

Mais versátil e multifuncional, a casa de 2021 encontra novos usos para os materiais, diversifica as cores e atualiza estilos para criar espaços que sejam uma representação direta de você. Conheça 10 trends que irão fazer do lar o novo destino dos sonhos.

MODERNOS 80’S
A estética dos anos 1980 retorna, de forma moderada, ao décor. Destacado pelo aspecto ousado e uma boa dose de extravagância, o visual oitentinha, que teve como algumas das principais características o uso das cores, muito brilho, inspiração na geometria Art Déco e a forte presença do latão, do acrílico e do neon, ganha espaço entre os hits do ano. Na foto, a Kare Design apresenta uma versão atualizada do estilo, com cores intensas, móveis curvos e metal dourado.

ÊXTASES DAS CORES
É hora de deixar a paleta neutra de lado e apostar na expressividade de tonalidades marcantes, sejam elas quentes, reconfortantes, rústicas ou vibrantes. Aliás, nenhuma matiz está fora de questão, vale explorar o roxo, o vermelho, o azul marinho, o terracota, o verde oliva e o amarelo gema para criar um efeito cromático impactante. Até mesmo o teto abandona o padrão branco e off-white e assume de vez pinceladas de cores intensas. Na foto, Sala Samui Chaweng Beach Resort, assinada pelo Onion Architecture, em Bangkok.

RETRÔ ELEGANTE
O apelo a nostalgia está sempre trazendo de volta estéticas notáveis do passado, atualizando conceitos e reinterpretando elementos marcantes de outras épocas. Esse mood ganhará força em 2021, representado por materiais de aspecto luxuoso, como o veludo e o mármore, detalhes metalizados, cores intensas e uma pegada maximalista. A exemplo desse ambiente da Kare Design.

MINIMALISMO ORGÂNICO
O novo minimalismo é caloroso e sentimental, bem diferente dos anos 1990, frio e racional. Ele explora poltronas e sofás curvos – que já eram tendências a um certo tempo e assumirão de vez os interiores em 2021 -, a madeira natural e poucos e bons elementos que transmitam sensações de acolhimento e conforto. Esse ambiente da marca Tacchini expressa toda a força do estilo.

NOVO ESCANDINAVO
O estilo escandinavo está evoluindo e permanece na moda em 2021, com uma decoração híbrida que mistura elementos industriais e influências japonesas. Os tons são neutros e frios, mobiliário mescla madeira clara e escura, as prateleiras vem aberta com objetos intencionalmente expostos e, claro, uma atmosfera de vida lenta e despojada, retratada nesta coleção da H&M Home .

SOFÁ BILATERAL
Em sintonia com o momento atual que valoriza a convivência e os espaços integrados, mobiliários modulares, que permitem diferentes configurações conforme a ocasião sem precisar modificar o layout, são uma das grandes tendências para 2021. O sofá bilateral surge como uma opção versátil que dispensa elementos fixos, como painéis ou divisórias, para separar os ambientes e possibilitar mudanças na composição sem muito esforço, a exemplo do sistema modular Free, da Twils Lounge. Invista na proposta sem medo de errar.

LUMINÁRIAS ARTÍSTICAS
Muito além da funcionalidade, as luminárias deste ano substituem objetos decorativos e se colocam como verdadeiros objetos de arte em destaque na ambientação. Do artesanal ao industrial, do clássico ao contemporâneo, o leque de possibilidades inclui as mais diversas formas e materiais capazes de encher os espaços com luz, poesia e sensações. A exemplo do desenho escultório dos pendentes Nappe, de Marco Zito para a Roche Bobois, feito com detalhes em latão escovado e finas varinhas de metal dourado e cristais transparentes.

DÉCOR NATURAL
Mais do que nunca os espaços são pensados para serem vividos. Por isso, vão estar repletos de elementos que nos aproxime da natureza, como plantas, fibras e tecidos naturais, tintas de pigmentação vegetal, madeira, vime, barro… Tudo que proporcione frescor e vitalidade e, sobretudo, acolhimento. Muito além de uma tendência decorativa, agora privilegiamos móveis sustentáveis e objetos feito à mão, mostrando suas imperfeições e exclusividade. O momento é de deixar a natureza entrar em casa, como nesse cenário da Ikea.

MADEIRA CLARA
A madeira clarinha é um verdadeiro coringa na decoração em 2021. Seja para criar um clima mais leve e despojado em áreas externas ou para promover mais aconchego nos espaços internos, o material evoca a essência minimalista e elegante do estilo escandinavo, sendo a opção perfeita para os adeptos de uma estética clean e ao mesmo tempo sofisticada. Um bom exemplo é este ambiente da Muuto.

COZINHAS EM PRETO E MADEIRA
Os tons mais fechados estão entre os grandes destaques da temporada para as cozinhas, fazendo um contraponto à predominância de cores vivas e alegres. Originalmente marcada pela presença de matizes claras, a marcenaria do novo coração da casa vem com um espírito mais sóbrio e elegante, explorando as texturas do preto na companhia da madeira mais clara, como na Cera Line, da Team 7.

LOOK MONOCROMÁTICO
Na contramão do uso excessivo de cores, o visual monocromático promove uma composição diferenciada sem precisar de soluções complexas. A tendência consiste na aplicação de uma única cor por todo o ambiente, e isso pode ser aplicado em todos os espaços da casa, sala, lavabo, quarto… Com uma gama de opções em texturas e revestimentos, é possível explorar acabamentos cheios de personalidade, e extremamente versáteis, sem deixar o lugar monótono. O look se completa quando estendido ao mobiliário, no mesmo estilo utilizado nesse cenário criado pela Pianca.

Por Revista Ambiente