Artista plástica Erika Verzutti expõe pela primeira vez em um museu brasileiro

Erika Verzutti e suas esculturas || Créditos: Divulgação

O MASP abre, em 2 de julho, a exposição ‘Erika Verzutti: a indisciplina da escultura’, com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e André Mesquita, curador no MASP, que vai reunir 79 trabalhos, entre esculturas e relevos de parede, produzidos pela artista plástica entre 2003 e 2021. A obra Torre de cacau é inédita, desenvolvida por ela em 2021. Aos 50 anos, essa será a primeira mostra da artista paulistana em um museu brasileiro.

Os trabalhos de Verzutti apresentam em uma linha tênue entre a realidade e a ficção. Suas obras fazem referência direta a outros artistas, por meio de títulos, forma ou conceito, e, simultaneamente, dialogam com o cotidiano das novelas, tutoriais na internet e vídeos nas redes sociais.

Já o trabalho de esculturas de Verzutti cria associações entre elementos reais e objetos cultuados como símbolos ancestrais e de valor ritualístico, flertando com a arqueologia, a monumentalidade das esculturas totêmicas e as formas orgânicas da natureza e dos corpos. Para produzir suas esculturas, a artista utiliza materiais diversos como papel machê, bronze, plástico, gesso, cimento e isopor. “Realizar esta exposição no MASP neste momento traz emoções fortes e complexas: o MASP foi o primeiro museu de arte que visitei e onde nunca sonhei ter uma mostra. É uma sensação de reconhecimento do meu trabalho e, ao mesmo tempo, está presente a inquietude do momento em que vivemos no Brasil”, declarou a artista.

Verzutti é  graduada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), com um mestrado em Fine Arts pela Goldsmiths – University of London. Verzutti também participou de cursos livres ministrados por artistas como Leda Catunda, Carlito Carvalhosa e Sérgio Romagnolo.

A mostra faz parte do biênio das Histórias brasileiras, que irá guiar a programação do museu em 2021 e 2022. Neste ano, todas as exposições do museu serão de artistas mulheres: Conceição dos Bugres, Maria Martins, Gertrudes Altschul, Ione Saldanha, Ana Pi, grupo Teto Preto, Regina Vater, Zahy Guajajara e Dominique Gonzalez-Foerster, além de Verzutti.

SERVIÇO
Erika Verzutti: a indisciplina da escultura
2.7 – 28.11.2021
Endereço: avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: terça, das 10h às 18h, quarta a sexta, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 10h às
18h; fechado às segundas (horários sujeitos à alteração).
instagram.com/masp