10 cozinhas planejadas em uma única parede do elenco CASACOR

A cozinha é sem dúvida um dos ambientes mais complexos quando o assunto é organização do espaço.

Para solucionar esse problema, a marcenaria entra como uma excelente opção, já que oferece a possibilidade de aproveitar cada espaço de maneira estratégica.

A seguir, separamos 10 ideias espertas de como usar apenas o espaço da parede para decorar a cozinha com praticidade. Confira!

Studio Neo, por Monique Pampolha e Hannah Cabral - CASACOR Rio de Janeiro
Studio Neo, por Monique Pampolha e Hannah Cabral – CASACOR Rio de Janeiro 2018. André Nazareth/CASACOR

O Studio Neo, assinado por Monique Pampolha e Hannah Cabral, teve o espaço da parede muito bem aproveitado para a cozinha. Do chão ao teto, armários planejados dispõem de maneira prática os itens de cozinha e, de quebra, ainda setoriza os ambientes com a marcenaria sem comprometer a boa circulação.

Loft de Flávio Castro - FS Arquitetura
Loft de Flávio Castro – FS Arquitetura. Manu Oristanio/CASACOR

Um ambiente despojado, jovial e com cores vivas foi a aposta da F5 Arquitetura com o projeto Loft de Flávio Castro. A marcenaria colorida foi capaz de criar um planejado divertido que, além de acomodar perfeitamente todos os eletrodomésticos e dispor de gavetas para comportar os outros itens da cozinha, também se destaca na decoração.

Apartamento no Itaim - Marília Veiga
Apartamento no Itaim Bibi – Marília Veiga. Daniel Veiga/CASACOR

Tudo em seu devido lugar: é assim que podemos descrever o projeto de apartamento no Itaim Bibi assinado pela designer de interiores Marília Veiga. Ela investiu em armários que comportam perfeitamente todos os eletrodomésticos de maneira prática, de forma a facilitar a vida dos moradores, que podem contar com tudo próximo à mão para cozinhar e receber os amigos.

Loft Essência Feminina por Simone Pedreschi - CASACOR Ribeirão Preto
Loft Essência Feminina por Simone Pedreschi – CASACOR Ribeirão Preto 2019. Felipe Araújo/CASACOR

Um bom ambiente integrado precisa de ser distribuído espacialmente de forma estratégica, para não comprometer o layout e impedir que um cômodo avance no outro. Por isso, o Loft Essência Feminina de Simone Pedreschi foi certeiro! A cozinha de uma única parede é uma solução esperta que traz praticidade e não compromete a circulação do espaço.

Loft Ninho, por Nildo José - CASACOR São Paulo
Loft Ninho, por Nildo José – CASACOR São Paulo 2018. Denilson Machado/CASACOR

Aliar praticidade e beleza é possível? Sem dúvidas! No projeto Loft Ninho, Nildo José mostra que é possível utilizar materiais finos em uma só parede para comportar da melhor maneira todos os elementos de uma cozinha. O espaço conta com armários elegantes e espaço suficiente para os moradores ocuparem o cômodo confortavelmente.

Loft Essencial, por Cacau Ribeiro - CASACOR Ribeirão
Loft Essencial, por Cacau Ribeiro – CASACOR Ribeirão Preto 2019. Felipe Araújo/CASACOR

A cozinha de uma só parede pode ainda ter o apoio da verticalização para organizar os objetos pequenos e garantir ainda mais praticidade. Exemplo disso foi a proposta de Cacau Ribeiro em seu Loft Essencial, que dispõe de ganchos por toda a parede para incluir frigideiras e utensílios de cozinha sem pesar na decoração.

Casa Grão Starbucks at Home, por Très Arquitetura - CASACOR São Paulo
Casa Grão Starbucks at Home, por Très Arquitetura – CASACOR São Paulo 2019. Evelyn Muller/CASACOR

E que tal uma estante vazada para dar um ar mais moderno à cozinha? A Casa Grão Starbucks at Home, assinado pelo Très Arquitetura, investiu em marcenaria de um jeito inusitado para levar mais personalidade ao ambiente. Os nichos abrigam tanto adornos e potes de café, como objetos de arte, livros e itens de decoração da sala de estar. À direita, uma pia e cooktop reforçam a funcionalidade da cozinha.

Casa DellAnno, por Cybele Barbosa + Arquitetos Associados - CASACOR Brasília
Casa DellAnno, por Cybele Barbosa + Arquitetos Associados – CASACOR Brasília 2019. Jomar Bragança/CASACOR

A cozinha e a sala de jantar foram estrategicamente pensadas para ficarem juntas na Casa DellAnno. O projeto, assinado por Cybele Barbosa + Arquitetos Associados, investiu em integração e conforto para os moradores. A ilha central complementa o espaço na cozinha, que tem tudo perfeitamente distribuído para não comprometer a circulação.

Estúdio da Longevidade, por Flavia Ranieri CASACOR São Paulo
Estúdio da Longevidade, por Flavia Ranieri – CASACOR São Paulo 2018. Rafael Renzo/CASACOR

Cores delicadas e madeira clara são uma dupla que sempre fazem sucesso no design de interiores. O Estúdio da Longevidade assinado por Flavia Ranieri aproveitou o pé direito duplo para criar um contorno aos armários da cozinha. A dupla textura agradou muito, reforçando o aspecto harmonioso e elegante da composição.

Loft On Life REVEEV, por Crippa e Assis CASACOR Paraná
Loft On Life REVEEV, por Crippa e Assis Arquitetura – CASACOR Paraná 2019. Eduardo Macarios/CASACOR

O segredo da cozinha de uma só parede é a simplicidade para organizar tudo de maneira mais prática – e nada como uma paleta de cores monocromática que segue a mesma filosofia para dar elegância ao décor. No Loft On Life REVEEV, a cozinha contou com uma ilha para fazer a setorização do espaço, e de quebra, a bancada ainda serve para receber refeições. O projeto foi assinado por Crippa e Assis Arquitetura.

Com informações do Portal da CASACOR